quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Rio terá ônibus ao estilo europeu

Modelo já é usado em 34 cidades europeias e chegará ao Rio nos próximos meses
Redação Rio siterio@band.com.br
Veja também
BHLS, ou ônibus de alto padrão de serviço, na sigla em inglês, é o novo sistema de transportes que deve ser implementando nas ruas do Rio. A proposta foi apresentada pelo presidente da Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado), Lellis Teixeira, no 19° Congresso Brasileiro de Transportes e Trânsito, que começou hoje, em Brasília.
"Com esse modelo, o usuário de automóvel vai saber que não precisa ficar parado em congestionamentos. Que ele pode usar um transporte de qualidade", disse Lellis.
A tecnologia usada pelo BHLS vai começar a ser testada nos próximos meses na zona sul da cidade, no trecho entre Ipanema e Copacabana. O serviço já funciona em mais de trinta municípios europeus e oferece mais conforto e pontualidade aos passageiros.
Funciona assim: um ônibus parecido com os frescões, equipados com ar-condicionado, poltronas confortáveis, televisão e até conexão com a internet, vai circular pelo corredor BRS já implementado na cidade. Os pontos desses ônibus serão específicos e vão contar com painéis eletrônicos que informam quando o próximo veículo chega.
"Vamos desenvolver um programa para smartphones que vai permitir que quando a pessoa sair de casa, já saiba o tempo que ele vai passar naquele ponto. Você vai saber o tempo de viagem até o destino final", adiantou o presidente da Fetranspor.
O sistema ainda está sendo estudado, mas a Fetranspor acredita que até o ano que vem já possa estar funcionando. O investimento, ainda não calculado, viria das empresas de ônibus, que comprariam os novos veículos, e da prefeitura, que seria responsável por construir a infraestrutura de pontos de ônibus e a formação de novos corredores expressos. O projeto inicial sairia da zona sul com destino ao centro da cidade, podendo depois chegar a outros bairros do Rio.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...