Chassis com câmbio automatizado têm carrocerias Mascarello e Marcopolo
A MAN Latin America está entregando 30 chassis Volksbus 17.230 EOD, equipados com transmissão automatizada V-Tronic, para duas empresas de transporte da Costa Rica. Fabricados em Resende (RJ) e equipados com carrocerias urbanas Mascarello e Marcopolo, eles foram comercializados por intermédio da Eurobus, importadora oficial da marca no país.
Os veículos estão equipados com câmbio de acionamento mecânico, mas sem alavanca de mudança de marchas e sem o pedal de embreagem. O motorista dirige o carro como se fosse automático e, segundo a MAN, as operações de manutenção são as mesmas de uma caixa de câmbio manual.
Os novos ônibus urbanos fazem o transporte de passageiros da província de Heredia até a capital da Costa Rica, San José, percorrendo cerca de 60 quilômetros por viagem diariamente. Segundo o gerente-geral da Eurobus, a escolha dos chassis Volksbus ocorreu pelo bom desempenho da transmissão automatizada durante testes nos clientes e pelo serviço de pós-venda.
Chassis 15.190 OD e 17.230 OD serão usados no transporte urbano
A MAN Latin America vendeu 120 Volksbuspara a empresa mexicana Siente, de Hermosillo, no México. A MAN L.A. tem uma operação fabril na cidade de Querétaro para montagem de produtos da marca Volkswagen destinados ao mercado local.
Os chassis, divididos entre os modelos 15.190 OD e 17.230 OD, ambos com motorização MAN, serão usados para o transporte de passageiros e fazem parte de um processo de renovação da frota de Hermosillo. As primeiras dez unidades já foram entregues.
A previsão é de que sejam entregues 20 unidades por mês até o fim do lote. As 120 unidades irão circular nas 19 rotas de transporte da cidade mexicana. Ideal para o transporte urbano, operando como midibus ou fretamento de curtas e médias distâncias, o Volksbus 15.190 OD fabricado no Brasil e no México tem motor MAN D08 de quatro cilindros e 190 cavalos.
O propulsor é equipado com dois turbos, sistema de injeção Common Rail e tecnologia EGR. O câmbio ZF 6S 1010 tem seis marchas, servoassistência e transmissão por cabos. O modelo é oferecido também na versão V-Tronic, com transmissão automatizada. O Volksbus 17.230 OD é equipado com motor semelhante, mas com 230 cv.
O MAN D08 conta ainda com sistema EVB (Exhaust Valve Brake), que proporciona maior poder de frenagem, proteção do freio de serviço, redução dos custos de manutenção e maior segurança de operação. O sistema aproveita tanto a compressão como a descompressão no ciclo de frenagem, aumentando o desempenho do freio motor em até 65% quando comparado com a válvula-borboleta no sistema de exaustão. Ambos os modelos são dotados de tecnologia Euro 5.
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