sexta-feira, 3 de julho de 2015

UFRR: Ônibus novos passam a circular e contam com duas mulheres como motoristas

Os cinco ônibus e um micro-ônibus novos da Universidade Federal de Roraima (UFRR) começaram a circular nessa terça-feira (30/6). A novidade é que na equipe de motoristas há duas mulheres. Elas farão rotas para os campi Murupu e Cauamé.
Uma das motoristas é Hilda Heloisa Lima, de 29 anos, formada em Gestão Ambiental. Hilda começou a trabalhar na área como cobradora de ônibus coletivo. Com a rotina, foi percebendo que gostava da profissão, então decidiu passar de cobradora para motorista. “Trabalho como motorista há um ano e meio. Amo o que faço”, disse.
Ela contou que não pretende deixar a profissão. “Quando ocupei o cargo de motorista, fui bem aceita. Ninguém me olhou diferente pelo fato de eu ser mulher. Recebo muitos elogios, principalmente de passageiros. Isso me motiva”, comentou Hilda.
(Fotos: Lairyne Silva)
Para o prefeito que administra o campus Paricarana, Raimundo Nonato dos Santos, a inclusão das mulheres no quadro de motoristas ressalta a valorização das profissionais no mercado de trabalho, considerado no meio, como uma profissão para homens.
“Acreditamos no trabalho delas e a tendência será sempre oportunizá-las. Hoje é comum mulheres dirigindo caçambas, carretas, tratores, operando máquinas e equipamentos complexos. Consideramos todos como profissionais capazes de desempenhar bem suas atribuições, embora percebamos que as mulheres têm uma atenção especial e são mais cautelosas”, ressaltou Nonato.
Rotas
Para o campus Cauamé, por dia, são feitos oito deslocamentos, totalizando em média 800 alunos transportados. Já para o Murupu são realizados quatro deslocamentos, com uma média de 352 alunos diariamente.
Recursos
Os veículos tiveram investimento de R$ 1.518.500,00. Os ônibus foram conquistados com recursos da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
Um deles é adaptado para acessibilidade de estudantes cadeirantes. O veículo adaptado com plataforma elevatória tem um boxe para cadeirante com uma cadeira de rodas inclusa. Possui capacidade máxima para 55 estudantes sentados, e três assentos reservados para pessoa deficiente e/ou mobilidade reduzida. Os ônibus não adaptados possuem cadeira de rodas. A capacidade máxima é de 60 estudantes sentados.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...