quinta-feira, 29 de julho de 2010

(Rapidinhas Mundiais) Novos ônibus por aí!

Novos ônibus do DATC começam a operar sexta-feira

A partir desta sexta-feira, 30, o Departamento Autárquico de Tranportes Coletivos (DATC) começa a operar com a sua nova frota de ônibus, contendo dez novos veículos que vão atuar na linha Rio Grande/Porto Alegre. A informação é do superintendente do Departamento, Tailor Bastos Moralles.
A medida faz parte da proposta de renovação da frota de veículos de transporte coletivo intermunicipal do Departamento. A entrega oficial dos veículos pelo prefeito Fábio Branco ao DATC aconteceu no último dia 16, mas, segundo o superintendente, ainda havia um trâmite burocrático para ser cumprido junto ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER). “Agora, com a autorização, já podemos colocar os ônibus em circulação”, disse Bastos. Ainda, segundo o superintendente do DATC, os carros foram adquiridos em Pelotas e apesar de seminovos, estão em excelentes condições de uso.
De Rio Grande para Porto Alegre, o DATC disponibiliza ônibus nos seguintes horários: de segunda a quinta-feira, e aos sábados, às 5h, 6h, 8h, 10h e 12h, e sexta-feira nos mesmos horários, mas com o horário extra às 12h15min. Já de Porto Alegre para Rio Grande, os horários disponíveis são de segunda a quinta-feira, e aos sábados, às 15h, 16h, 18h, 20h e 22h, e sexta-feira nos mesmos horários, com horário extra às18h30min.
Usuários podem obter mais informações, tirar dúvidas e fazer sugestões através do telefones 3231.3566, ou pelo celular 9163.8838

http://www.jornalagora.com.br/site/index.php?caderno=19¬icia=84709

Novo Ligeirinho será implementado no Tatuquara
Newton Almeida

Novo Ligeirinho vai circular graças ao pedido da população da região.

Usuários do transporte coletivo que residem na região do Tatuquara, na zona sul de Curitiba, poderão contar com uma nova linha-direta. Nas próximas semanas, técnicos da Urbanização de Curitiba S/A deverão iniciar um estudo para a implementação de um Ligeirinho, com uma estação-tubo como ponto final dentro do bairro. A nova linha sugerida por representantes de moradores da região poderia reduzir o tempo de viagem entre o Tatuquara e o centro da capital.
Na última semana, durante uma audiência pública realizada no bairro, os moradores entregaram ao prefeito Luciano Ducci um documento, com mais de 6 mil assinaturas, solicitando a implantação do ligeirinho e de um terminal de ônibus na região.
Segundo a presidente da Associação de Amigos e Moradores da Vila Palmeiras II, Maria do Rocio Antoniaconi, a população do bairro cresceu muito nos últimos três anos e o número de ônibus e linhas já não atende mais a demanda de passageiros.
Maria do Rocio ressalta que pelo menos sete loteamentos foram criados no período. “Há alguns anos os loteamentos praticamente não existiam. Somente no Moradias Monteiro Lobato, foram entregues, através de programas habitacionais, mais de 500 novas moradias”, diz.
O motorista de ônibus, Rogério Campos, que recolheu as assinaturas dos moradores para reivindicar o Ligeirinho, revela que há tempos a população pede uma linha-direta no Tatuquara.
Ele conta que hoje, para ir do Tatuquara ao centro da cidade, os usuários levam cerca de uma hora e 15 minutos. Isso porque é preciso ir até o terminal do Pinheirinho para fazer a conexão com outras linhas. “Um Ligeirinho que fosse direto do bairro para o centro faria o percurso em no máximo 45 minutos”, complementa.
Campos acredita que a implementação de um terminal no bairro poderia desafogar o terminal do Pinheirinho e possibilitar uma redistribuição das 13 linhas alimentadoras que atendem o Tatuquara. “O terminal também beneficiaria os passageiros da Região Metropolitana, que também precisam passar pelo Pinheirinho para ir a outras localidades”.
O gestor de Operação do Transporte Coletivo da Urbs, Luiz Filla, comenta que o prefeito entende que o bairro merece uma nova linha-direta e determinou que técnicos estudassem o itinerário da nova linha.
Segundo ele, não há prazo para a elaboração do projeto já que é preciso planejar alterações na estrutura viária do bairro, com a pavimentação definitiva e espaço físico para a estação-tubo.
“Somente após a implantação da linha-direta será avaliada a possibilidade da implementação de um terminal de ônibus na região. É preciso considerar que existem outras implicações, como o metrô que está previsto para a região sul”, diz.

http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/464821/?noticia=NOVO+LIGEIRINHO+SERA+IMPLEMENTADO+NO+TATUQUARA
 
Hemonorte ganha nova unidade móvel de coleta e mais veículos de apoio nesta quinta
por Equipe Na Boca do Mundo

Nesta quinta-feira, (29), o Hemocentro do Rio Grande do Norte Dalton Barbosa Cunha (Hemonorte) terá à disposição mais uma unidade móvel de coleta. O novo ônibus será entregue oficialmente hoje. A nova unidade tem uma projeção lateral que aumenta as salas de coleta e de pré-triagem, é mais bem equipada que a antiga, além de ser mais ampla e confortável. O investimento do Governo do Estado foi de R$ 426 mil na aquisição do veículo e dos equipamentos.
"Nosso ônibus atual estava passando por sucessivos problemas e não estávamos conseguindo manter a regularidade da coleta, chegando a registrar quedas nos últimos anos. Agora, com a nova unidade, poderemos não só recuperar nosso ritmo normal, que era de 30% do que se coletava na sede do Hemonorte, como também ultrapassarmos esse índice. Poderemos viajar o Estado e intensificar nosso trabalho com planejamento e eficiência", destacou Joana D'Arc Ramos, diretora do Hemonorte.
A nova unidade é equipada com quatro cadeiras para coleta, geladeira para conservação de sangue, material necessário para emergências como oxigênio e desfibrilador, sala de serviço social, sala de triagem para o médico, além de equipamentos para conforto e lanches oferecidos aos doadores como geladeira, aparelho microondas, gelágua, TV e DVD.

Mais veículos
O Hemonorte também receberá outros quatro veículos, uma ambulância, uma van, uma pick-up e um carro tipo Prisma, que serão usados para coleta, captação e entrega de sangue. Além deles, também foram comprados uma ambulância e uma motocicleta. No total, o Governo do Estado aplicou R$ 270 mil na compra dos veículos e da moto.

Fonte: Agência RN

http://www.nabocadomundo.com/noticias/visualizar/26155/hemonorte_ganha_nova_unidade_movel_de_coleta_e_mais_veiculos_de_apoio_nesta_quinta

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...