Na ocasião serão apresentadas 22 unidades de um total de 57 novas conduções; todas adequadas à NBR 14022 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece parâmetros técnicos para tais veículos, como a existência de elevadores para cadeirantes, por exemplo.
Além de proporcionar maior comodidade e segurança aos passageiros, de imediato, a medida visa aumentar a capacidade do transporte coletivo uma vez que as novas unidades serão somadas aos outros 91 ônibus da frota da cidade (destes, 37% são especiais), que passarão por reformas a fim de que o município ofereça 100% dos coletivos públicos adaptados aos cidadãos deficientes.
Segundo o secretário municipal de Transportes, Wander Rodrigues Fernandes, as recém chegadas unidades possuem um novo "layout" e ganharão as ruas de imediato: "... além de sistema de adaptação, os ônibus que já circulam também receberão nova identidade visual...".
Vale ressaltar ainda que, diante do "Protocolo de Intenções" assinado recentemente pela prefeitura e pela concessionária de transporte publico, as novas unidades utilizam mistura combustível com biodiesel (2%); reduzindo significativamente a emissão de gases de efeito estufa. À municipalidade compete o acompanhamento das metas e a certificação da Júlio Simões com o chamado "Selo Verde - parceira do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável".
"...Tendo em vista que cabe ao município prover a tudo que diga respeito ao interesse e ao bem estar de sua população, as referidas medidas foram efetivadas, visando o interesse público e a necessidade de progresso no transporte coletivo de passageiros, na cidade...", afirma o prefeito referindo-se ao benefício da nova frota e às demais medidas adotadas pelo transporte público municipal.
A cerimônia de entrega dos novos coletivos deverá ser presenciada pelo prefeito, Armando da Farmácia; pelo secretário municipal de Transportes, Wander R. Fernandes (e demais secretários), por representantes da Júlio Simões, da Câmara Legislativa Municipal; da Promotoria Pública e demais autoridades; imprensa regional e população em geral.
Outras informações sobre o transporte público municipal:
Ø Número médio de usuários portadores de deficiência:
Cadastrados no sistema de bilhetagem eletrônica (cartões benefícios gratuitos e que lhes dão direito ao Transporte Coletivo gratuito):
1- Pessoas com deficiências que não precisam de acompanhantes: 6.020 usuários ativos.
2- Pessoas com deficiências que precisam de acompanhantes: 2.953 usuários ativos.
TOTAL: 8.973 usuários.
Ø Quantidade de ônibus e vans adaptados em circulação:
- Ônibus: 91 unidades, sendo 34 adaptados c/ elevadores, a partir de 21/08/2010 serão apresentados 22 ônibus adaptados (com novos layout) de um total de 57.
- Van: 02 unidades adaptadas.
Obs: hoje 39% da frota são adaptados com elevadores, a partir de 21/08/2010 teremos o total de 100% da frota adaptados.
Ø Quantidade de linhas que compõem o sistema de transporte coletivo na cidade:
- 23 Linhas.
Ø Média de usuários do sistema de transporte mensalmente:
- A média de usuários do sistema de transporte mensalmente é de 1.512.453.
Obs.: mês de referência maio de 2010.
Ø Linhas com maior número de usuários?
- 08TR Village/Term. Santa Teresa
- 10TR Industrial/Term. Santa Teresa.
Neirylene Cunha de Sena
Secom Itaquaquecetuba
0 comentários:
Postar um comentário