terça-feira, 17 de agosto de 2010

Volvo fecha contrato de mil ônibus com o Panamá

SÃO PAULO

A Volvo Bus Latin America vai fornecer 1 mil ônibus modelo B7RLE para o consórcio Transporte Massivo do Panamá, controlado pela colombiana Fanalca e que é operador de transporte coletivo na Cidade do Panamá. O contrato, no valor de cerca de US$ 200 milhões, começou a ser discutido há seis meses e a entrega será feita de outubro de 2010 a julho de 2011. Trata-se da maior venda da empresa para um único cliente. Em 2005 ela negociou 1,7 mil veículos com três empresas de Santiago, capital do Chile.
A negociação
Embora a negociação tenha sido tocada e fechada pela equipe que fica no Brasil, os chassis serão feitos na unidade da Volvo localizada na cidade de Boras, no Oeste da Suécia. Todos os veículos serão equipados com caixa automática, ABS e EBS, ar condicionado, freios a disco e suspensão eletrônica – um avançado sistema de ajoelhamento que rebaixa a lateral do ônibus para facilitar o embarque e o desembarque de passageiros.
B7RLE
Os ônibus rodarão em linhas de todos os bairros da Cidade do Panamá, cidade de mais de 1 milhão de habitantes que está reformulando seu sistema de transporte, até agora baseado em veículos bastante antigos. Os modernos e avançados B7RLE (Low Entry, o equivalente a piso baixo em português).
Eles serão encarroçados pela Superpolo, parceria entre a brasileira Marcopolo e o grupo Fanalca. Para o primeiro lote, que será entregue até dezembro, 35 veículos sairão da fábrica de Curitiba, que também vai enviar representantes da montadora para o Panamá para cuidar de treinamento, recepção e início da operação dos ônibus.
A Venda
Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America, explica que sua equipe é responsável pelas vendas em toda a América Latina, mas o local da produção leva em conta diversos fatores. A escolha da Suécia, por exemplo, foi motivada por ociosidade naquela fábrica da Europa, além de custo de produção e rapidez logística - há maior frequência de navios saindo daquele continente. Ele acrescenta que é possível escolher o local de fabricação por tratar-se de um produto global. O modelo encomendado para o sistema de transporte da Cidade do Panamá é o B7RLE, de 12 metros de comprimento, capacidade para 90 a 100 pessoas e piso baixo para facilitar o embarque e desembarque de passageiros.
A substituição dos diablos rojos
O executivo diz que os veículos da Volvo vão substituir os chamados "diablos rojos", ônibus adquiridos nos Estados Unidos já usados e depois pintados na cor vermelha. Segundo Euclides Castro, gerente de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America, o que pesou na escolha da marca não foi preço, mas atendimento na pós-venda e menor custo operacional. A Volvo vai montar lá um centro de treinamento de condutores para preparar os motoristas dos ônibus. Além das 1 mil unidades já negociadas existe a expectativa de que mais 200 a 500 sejam encomendadas no futuro para o mesmo município pela Fanalca, que já era cliente da Volvo em outros países. Os novos ônibus circularão em linhas de todos os bairros da Cidade do Panamá, que possui mais de um milhão de habitantes.
Bus Rapid Transit
Pimenta, que assumiu o cargo recentemente, informou que há sempre algum contrato de grande volume sendo negociado pela empresa. Segundo ele, no sistema de transporte de Curitiba, que popularizou os chamados BRTs (de Bus Rapid Transit, com vias exclusivas para ônibus de transporte coletivo em cidades grandes) há cerca de mil veículos da marca Volvo em circulação. Em Santiago são 2,5 mil, mais 1 mil em Bogotá (Colômbia) e 350 em São Paulo. Na unidade brasileira, que opera com um turno de produção, são feitos diariamente sete ônibus. Os chassis que serão enviados para o Panamá começarão a ser produzidos ainda nesse mês de agosto.

(Marli Lima _Valor)

http://br.noticias.yahoo.com/

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