quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Ônibus municipais de São Leopolodo devem circular com novos letreiros

Medida servirá para que os usuários enxerguem o itinerário a uma distância mínima de 50 metros.

Desde 1.º de agosto os ônibus municipais de todo o Brasil fabricados entre 2002 e 2008 devem circular com um novo padrão para os letreiros dos itinerários de cada linha. A regra exige que as letras dos letreiros confeccionados em pano tenham, no mínimo, 15 centímetros de altura e que sejam da cor amarelo limão ou verde limão e de fundo preto. Já os letreiros eletrônicos, devem ter as cores amarelo âmbar ou branco, e também devem estar sobre um fundo preto.
O novo padrão foi elaborado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com o objetivo de que a maioria dos usuários, principalmente os idosos, enxergue o itinerário a uma distância mínima de 50 metros. Segundo o coordenador de Mobilidade Urbana de São Leopoldo, Sandro Lima, a cidade conta hoje com quatro empresas de ônibus municipais - Feitoria, Leopoldense, 7 de Setembro e Sinoscap - somando um total de 145 carros em circulação.
De acordo com Lima, a frota das empresas municipais com ano de fabricação anterior a 2002, que não se encaixa dentro das normas, representa de 5% a 6% da frota total de ônibus que circulam pela cidade. ‘‘No próximo ano, estima-se que essa porcentagem baixe para 0%. A maior parte das empresas está adontando os painéis eletrônicos’’, ressalta.

http://www.jornalnh.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...