quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Aposta na evolução contínua do setor

O ano de 2010 está sendo marcado por um forte movimento das empresas rodoviárias de passageiros no sentido de renovarem suas frotas.
Elas estão investindo ainda mais do que antes no aperfeiçoamento constante dos seus serviços e na elevação dos níveis de segurança e conforto em suas viagens.
Por Renan Chieppe, Presidente da Abrati
Provam isso as vendas recordes de novos ônibus, com várias empresas superando seus percentuais normais de renovação anual de frota, o que indica uma aposta na contínua evolução do setor.
Um setor que, nunca é demais repetir, cobre com suas rotas todos os municípios brasileiros, e sempre com elevado grau de satisfação dos usuários, como indicam as pesquisas de opinião.
O transporte de passageiros por ônibus continua a ser o modal mais eficiente na relação passageiro/consumo de combustível e na menor emissão de gases na atmosfera.
Além disso, apresenta elevado nível de segurança nas viagens.
Pela capilaridade, pela sua diversidade de horários e pela regularidade, é o que melhor responde às variadas demandas dos viajantes.
É interessante observar que nas pesquisas feitas regularmente pela ABRATI, os entrevistados não consideram as passagens rodoviárias caras.
Todos, com raras exceções, acham o preço cobrado justo e razoável, compatível com o serviço oferecido.
E no item conforto, a maioria acha os ônibus mais confortáveis do que os aviões.
Exatamente neste momento, estamos realizando nova rodada de pesquisas visando aferir a percepção do usuário de transporte com relação aos serviços e medir o grau de satisfação, além de registrar eventuais queixas.
Na pesquisa anterior, um dos itens que receberam mais queixas foi o relativo à qualidade dos terminais rodoviários, que, como se sabe, não são de responsabilidade das empresas rodoviárias.
Agora, nesta edição da Revista ABRATI, já podemos mostrar que Brasília, antes considerada uma das capitais com sua rodoviária muito mal avaliada, acaba de inaugurar um moderno terminal, fruto de uma associação da Socicam com o governo local.
Na busca por um melhor atendimento, diversas companhias implantaram salas VIP nos terminais em que operam, com ambientes climatizados, e dotadas de vários itens de conforto.
Outras, implantaram serviços de internet grátis a bordo de seus ônibus, objetivando facilitar a vida dos viajantes.
E as empresas continuam investindo na formação dos motoristas e do pessoal de atendimento, com vistas ao melhoramento contínuo das condições de segurança das viagens e do atendimento aos passageiros, buscando aumentar sempre o grau de cortesia e educação dos atendentes.
O setor de transporte rodoviário de passageiros mostra, assim, por que é o modal preferido da população brasileira.

Por Berkeley Pim Assessores-Renan Chieppe, Presidente da Abrati

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...