sexta-feira, 8 de outubro de 2010

VCG instala câmeras de vídeo em dez ônibus

PREVENÇÃO O monitoramento traz mais segurança aos funcionários e à população
Dez ônibus da Viação Campos Gerais estão circulando com câmeras de segurança em obediência à lei municipal proposta pelo vereador Válter de Souza (DEM) e sancionada em julho pelo prefeito Pedro Wosgrau Filho, para inibir ações de marginais e também como medida preventiva para comportamentos desrespeitosos. A medida vem em apoio às investigações policiais em possíveis casos de roubos, pois será possível a identificação dos infratores, que vinham se beneficiando pela nem sempre perfeita descrição de suas características físicas e de seus vestuários devido à rapidez com que agem os meliantes.
Conforme determina a norma, a empresa instalou quatro câmeras em uma dezena de carros, entre os convencionais, articulados e micro e ‘micrão’. Haverá alternância de itinerários desses ônibus. “Os ônibus (com as câmeras instaladas) mudarão de percurso depois de três ou quatro dias conforme a demanda”, diz a responsável pelo setor de Comunicação Social da permissionária.
Nos últimos 12 meses foram registrados 204 roubos nos coletivos. De janeiro a setembro deste ano, os assaltos chegaram a 150, uma redução de 19,20% em comparação ao mesmo período de 2009. A grande diferença foi marcada pelos meses de junho e julho daquele ano, com 30 e 43 roubos, respectivamente. A VCG sofreu 239 assaltos em todo o ano passado. Este ano o que impressionou foi o assento de 11 ocorrências no primeiro fim de semana de abril e o uso de violência contra os funcionários em alguns dos delitos.
Passageiros também foram atacados pelos marginais em algumas situações. Uma delas ocorreu em 9 de abril, quando dois elementos adentraram o carro que fazia a linha Pitangui na Rua Olavo Barbosa no dia 9 de abril. Armados com revólveres, tomaram os pertences dos usuários, além de levarem o dinheiro do caixa.
“A polícia terá mais agilidade nas investigações”, disse o delegado Marcus Vinícius Sebastião comentando o fato. Ele destaca a importância da instalação de câmeras de vídeos para a identificação de meliantes. “Já temos experiências positivas com o monitoramento da Guarda Municipal, dos sistemas que operam no comércio e nos bancos. Agora mais um grande suporte”, salienta.
A Coordenação de Policiamento da Unidade – CPU – da 1ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar ganha excelente ferramenta, comenta o tenente Fabian Ogura, que ontem estava à frente do setor. “Esperamos a diminuição das ocorrências de roubos contra os coletivos com esse novo meio de combate. Quanto aos casos que se concretizarem, teremos imediatamente as características físicas dos autores, as vestes. Será mais fácil o trabalho da polícia”.
O oficial do CPU orienta as diligências encetadas pela Rotam, Canil, RPA e Projeto Povo em plantão 24horas, estando mais próximo das ocorrências, não sendo diferente em se tratando de assaltos contra a empresa do transporte coletivo urbano.
Ocorrências nos últimos 12 meses
Outubro/2009 20
Novembro 11
Dezembro 10
Janeiro/2010 13
Fevereiro 18
Março 28
Abril 23
Maio 21
Junho 19
Julho 21
Agosto 19
Setembro 11
Ocorrências em 2009
Janeiro 8
Fevereiro 14
Março 10
Abril 29
Maio 29
Junho 30
Julho 43
Agosto 23
Setembro 12
Outubro 20
Novembro 11
Dezembro 10

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...