terça-feira, 23 de novembro de 2010

Especial do Mês:Mais segurança e conforto para passageiros nos novos ônibus da Águia Branca

No período de festas de final de ano, muitos capixabas aproveitam os dias de folga para viajar e rever familiares e amigos. Neste ano, os passeios terão mais segurança, conforto e tranquilidade. Isso porque as empresas Águia Branca e Salutaris acabam de lançar 90 novos ônibus modelo Geração 7 para compor a frota.
Desses ônibus, 65 já estão em operação, e o restante deve começar a operar até o final de novembro. A renovação da frota vem ocorrendo há três anos, com um total de 150 novos ônibus.
Segundo o engenheiro mecânico e gerente da Viação Águia Branca, Luizmar Nogueira Dias, o veículo tem detalhes que trarão muito prazer em viajar, segurança e economia. Ele explicou que a porta principal do ônibus é mais ampla e segura, com 10 cm a mais de largura e nova ergonomia do pega-mão, o que facilita a entrada e saída do veículo e mais espaço para a cadeira de transbordo. Já a porta divisória interna (entre o espaço dos passageiros e a cabine do motorista) aumentou em 14 cm e passou a ser de correr, beneficiando também o passageiro.
Além disso, a tampa do bagageiro e a carroceria são mais leves; as lanternas dianteiras, traseiras e laterais são de lâmpadas LED; as poltronas têm nova ergonomia para acomodar o passageiro; as luzes de leitura também são LED; os passageiros terão maior visão panorâmica; no sanitário, há o sistema o sistema de água limpa – solução desenvolvida em parceria com profissionais da Águia Branca - e sensor automático de abertura e fechamento de água.
O motorista, de acordo com Luizmar, foi beneficiado pelo novo painel, que possui laterais retráteis, as quais conferem ao profissional melhor ergonomia, mais segurança e dirigibilidade. Também há o desembaçador de pára-brisas com nova tecnologia, e carroceria com pouco detalhes externos e um novo desenho frontal que proporcionará menor resistência ao ar e, consequentemente, a economia de combustível.
Segundo o diretor Comercial, Dacio Ferreira, a renovação da frota da Viação Águia Branca ocorre anualmente e, este ano, a nova geração de ônibus da Marcopolo trará maior valor agregado em função da inovação dos modelos nos ônibus tipo Convencional, Executivo e Plus Service (semileito).
Investimento de R$ 6 milhões
Os 700 ônibus que operam nas empresas Viação Águia Branca e Viação Salutaris, do Grupo Águia Branca, receberão até o final do ano câmeras de vídeo, GPS e computador de bordo. Todos esses equipamentos estarão interligados ao Centro de Controle Operacional (CCO), o qual terá uma comunicação direta com o motorista e acompanhamento da viagem em tempo real.
Trata-se da Telemetria, tecnologia que permite a medição e o registro à distância de parâmetros do veículo, além da comunicação remota com o mesmo.
O investimento da ordem de R$ 6,2 milhões levará aos profissionais e aos passageiros mais segurança e informação durante as viagens. Segundo o gerente de Planejamento Operacional, Marcelo Serpa, o projeto vai gerir com mais precisão e agilidade a frota da empresa, o que refletirá em todo o desempenho, desde o atendimento ao cliente até a qualidade dos processos internos.
Atualmente, 80% da frota já têm o computador de bordo instalado e estão interligados ao CCO. Do centro operacional, é possível saber onde está cada ônibus e o tempo que levarão para completar a viagem. Já as câmeras estão funcionando em 100 ônibus.
Outro benefício com a utilização da nova tecnologia nos ônibus é a redução da emissão de gás poluente na atmosfera, isso porque haverá controle do consumo de óleo diesel. O objetivo é reduzir em pelo menos 2% o consumo de combustível e aperfeiçoar os processos de controle de operação. Em termos de emissão de gás carbônico, deixarão de ser lançadas na atmosfera 1,3 toneladas de CO2.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...