As empresas Transnacional e Reunidas vão concluir, ainda este mês, todos os exames de audiometria com os 803 motoristas das respectivas empresas. Entre os meses de março e novembro deste ano, foram realizados 703 análises, faltando apenas 100, para a conclusão total do exame, que é feito anualmente.
Para Antônio Gomes, que é técnico de enfermagem do trabalho da empresa Transnacional, a renovação da frota tem melhorado o resultado dos exames.
Os exames de audiometria são obrigatórios nas empresas de transporte urbanos de qualquer cidade e, nas empresas Transnacional e Reunidas são realizados todos os anos. Nas análises são observadas as alterações no grau de audição de cada motorista, que podem ou não apresentar intercorrências devido ao cotidiano do trabalho.
“Normalmente são poucas alterações encontradas, mas podem ocorrer, principalmente em funcionários que já apresentaram histórico de problemas auditivos, mesmo antes de entrarem na empresa”, explica o enfermeiro.
Mas, o investimento em renovação de frota, que é uma das prioridades das duas empresas, tem influenciado no resultado dos últimos exames.
“Nos resultados dos exames recentes estamos notando uma diminuição da incidência de problemas diversos na audição, isto se deve também aos ônibus novos, porque o motor faz menos ruído e isso interfere positivamente nas condições de trabalho dos operadores, protege sua saúde auditiva”, afirma o profissional.
0 comentários:
Postar um comentário