Texto original de Alex Costa
Transcrito por Busologia mundial do Correio da Tarde.
Aconteceu hoje pela manhã a solenidade de entrega da frota para as linhas que atenderão os passageiros de ônibus de Natal, no Hotel Barreira Roxa, com 10 novos veículos pré-BRT (Bus Rapid Trafic). A iniciativa foi do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Natal (Seturn), que investiu nessa aquisição, em parceria com empresas locais, o valor de R$ 3,5 milhões. Os novos ônibus têm sua capacidade de transporte de passageiros ampliada em mais 30% e estão inseridos na categoria Pré-BRT.
Os veículos de categoria BRT são os ônibus articulados com maior capacidade de carregamento, mas que precisam de vias exclusivas para circular nas cidades. Estes que estão chegando estão numa categoria logo abaixo, pois não precisam de vias exclusivas.
"Esse é mais um importante passo que as sete empresas do setor de ônibus de Natal estão dando para oferecer um melhor serviço para o usuário. De julho de 2009 para cá já colocamos na frota de Natal 210 ônibus novos. Isso representa um investimento de aproximadamente R$ 50 milhões. Todas as empresas estão inseridas na renovação da frota e todos os ônibus estão equipados com motores eletrônicos com reduzida emissão de poluentes e atendem 100% as normas de acessibilidade da ABNT, com elevadores, espaço para cadeirante, lugares específicos para idoso, obesos e deficientes visuais com cão guia", salientou Augusto Maranhão, diretor de Comunicação do Seturn.
Augusto Maranhão disse ainda que este é um bom momento para se abordar a necessidade de dotar a cidade de condições de acessibilidade nas calçadas e pontos de ônibus, pois somente assim os usuários poderão usufruir dos benefícios oferecidos pelos ônibus. "A frota atual circulante de ônibus é de 652 ônibus e 220 estão totalmente adaptados, ou seja, mais de 33,74% da frota atende às necessidades dos portadores de necessidades especiais", enfatizou. Com chegada dos novos ônibus a idade média da frota cai para menos de quatro anos de uso. Atualmente, Natal tem 329 veículos com idade entre zero e três anos, o que representa cerca da metade da atual frota em circulação.
A redução da idade média reflete numa melhoria significativa na qualidade do serviço prestado, pois além de se ter uma frota mais nova, os ônibus adquiridos nos últimos dois anos são veículos muito mais confortáveis, menos poluentes, confiáveis sob o ponto de vista operacional, são mais silenciosos e atendem a todos os requisitos de acessibilidade.
Os veículos novos que começam a circular na próxima terça-feira (16) são equipados com motores eletrônicos que atendem às determinações do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), com a vantagem ambiental de reduzir em pelo menos 30% a emissão de poluentes. Também são parametrizados para limitar a velocidade, dispondo de sistema de freios pneumático e freio auxiliar Top Brake, garantindo maior segurança. A carroceria proporciona maior vedação acústica contra ruídos externos.
Aumento das passagens
De acordo com o secretário-interino da SEMOB, Kalazans Bezerra, a iniciativa da implantação de novos transportes públicos está associado ao crescimento da cidade. "É comum ver em muitos congestionamentos apenas uma pessoa dentro do veículo. Precisamos nos adiantar diante de outras capitais brasileiras, tendo em vista que o crescimento da cidade é esperado, melhorando o transporte coletivo e proporcionando a população mais conforto, acessibilidade, fluidez e espaço", explicou.
Kalazans disse ainda que estão sendo preparados projetos de conscientização para o uso do transporte coletivo, como acontece em grandes capitais européias, como Londres, onde o uso do ônibus é indispensável a todos os grupos sociais. Todos os novos ônibus são equipados com GPS, para que o município tenha o controle das frotas. Com isso, a circulação será bem distribuída, não ocorrendo atrasos na chegada dos ônibus às paradas. "Pretendemos concluir isso até 2013", disse o secretário-interino.
Quando questionado sobre o aumento das passagens, Kalazans foi enfático. "Não temos data para que essa mudança de tarifa ocorra. O que temos certeza é de que a população será avisada antecipadamente e que mediremos esforços para que se respeite a linha tênue do valor cobrado na compatibilidade entre a modernidade do sistema de transporte e as condições de pagamento da população natalense", disse.
Outras iniciativas como o aumento do tempo do passe livre para uma hora e meia e a criação de novos corredores de fluência preferencial para ônibus nos horários de pico estão sendo articuladas juntamente com a Prefeitura do Natal.
http://www.correiodatarde.com.br/
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Seturn entrega frota de ônibus com estrutura diferenciada para atender a população de Natal
Assinar:
Postar comentários (Atom)








0 comentários:
Postar um comentário