sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Seturn entrega frota de ônibus com estrutura diferenciada para atender a população de Natal

Texto original de Alex Costa
Transcrito por Busologia mundial do  Correio da Tarde.

Acon­te­ceu hoje pela manhã a so­le­ni­da­de de en­tre­ga da frota para as li­nhas que aten­de­rão os pas­sa­gei­ros de ôni­bus de Natal, no Hotel Bar­rei­ra Roxa, com 10 novos veí­cu­los pré-BRT (Bus Rapid Tra­fic). A ini­cia­ti­va foi do Sin­di­ca­to das Em­pre­sas de Trans­por­te Ur­ba­no de Pas­sa­gei­ros do Mu­ni­cí­pio do Natal (Se­turn), que in­ves­tiu nessa aqui­si­ção, em par­ce­ria com em­pre­sas lo­cais, o valor de R$ 3,5 mi­lhões. Os novos ôni­bus têm sua ca­pa­ci­da­de de trans­por­te de pas­sa­gei­ros am­plia­da em mais 30% e estão in­se­ri­dos na ca­te­go­ria Pré-BRT.
Os veí­cu­los de ca­te­go­ria BRT são os ôni­bus ar­ti­cu­la­dos com maior ca­pa­ci­da­de de car­re­ga­men­to, mas que pre­ci­sam de vias ex­clu­si­vas para cir­cu­lar nas ci­da­des. Estes que estão che­gan­do estão numa ca­te­go­ria logo abai­xo, pois não pre­ci­sam de vias ex­clu­si­vas.
"Esse é mais um im­por­tan­te passo que as sete em­pre­sas do setor de ôni­bus de Natal estão dando para ofe­re­cer um me­lhor ser­vi­ço para o usuá­rio. De julho de 2009 para cá já co­lo­ca­mos na frota de Natal 210 ôni­bus novos. Isso re­pre­sen­ta um in­ves­ti­men­to de apro­xi­ma­da­men­te R$ 50 mi­lhões. Todas as em­pre­sas estão in­se­ri­das na re­no­va­ção da frota e todos os ôni­bus estão equi­pa­dos com mo­to­res ele­trô­ni­cos com re­du­zi­da emis­são de po­luen­tes e aten­dem 100% as nor­mas de aces­si­bi­li­da­de da ABNT, com ele­va­do­res, es­pa­ço para ca­dei­ran­te, lu­ga­res es­pe­cí­fi­cos para idoso, obe­sos e de­fi­cien­tes vi­suais com cão guia", sa­lien­tou Au­gus­to Ma­ra­nhão, di­re­tor de Co­mu­ni­ca­ção do Se­turn.
Au­gus­to Ma­ra­nhão disse ainda que este é um bom mo­men­to para se abor­dar a ne­ces­si­da­de de dotar a ci­da­de de con­di­ções de aces­si­bi­li­da­de nas cal­ça­das e pon­tos de ôni­bus, pois so­men­te assim os usuá­rios po­de­rão usu­fruir dos be­ne­fí­cios ofe­re­ci­dos pelos ôni­bus. "A frota atual cir­cu­lan­te de ôni­bus é de 652 ôni­bus e 220 estão to­tal­men­te adap­ta­dos, ou seja, mais de 33,74% da frota aten­de às ne­ces­si­da­des dos por­ta­do­res de ne­ces­si­da­des es­pe­ciais", en­fa­ti­zou. Com che­ga­da dos novos ôni­bus a idade média da frota cai para menos de qua­tro anos de uso. Atual­men­te, Natal tem 329 veí­cu­los com idade entre zero e três anos, o que re­pre­sen­ta cerca da me­ta­de da atual frota em cir­cu­la­ção.
A re­du­ção da idade média re­fle­te numa me­lho­ria sig­ni­fi­ca­ti­va na qua­li­da­de do ser­vi­ço pres­ta­do, pois além de se ter uma frota mais nova, os ôni­bus ad­qui­ri­dos nos úl­ti­mos dois anos são veí­cu­los muito mais con­for­tá­veis, menos po­luen­tes, con­fiá­veis sob o ponto de vista ope­ra­cio­nal, são mais si­len­cio­sos e aten­dem a todos os re­qui­si­tos de aces­si­bi­li­da­de.
Os veí­cu­los novos que co­me­çam a cir­cu­lar na pró­xi­ma terça-feira (16) são equi­pa­dos com mo­to­res ele­trô­ni­cos que aten­dem às de­ter­mi­na­ções do Con­se­lho Na­cio­nal do Meio Am­bien­te (Co­na­ma), com a van­ta­gem am­bien­tal de re­du­zir em pelo menos 30% a emis­são de po­luen­tes. Tam­bém são pa­ra­me­tri­za­dos para li­mi­tar a ve­lo­ci­da­de, dis­pon­do de sis­te­ma de freios pneu­má­ti­co e freio au­xi­liar Top Brake, ga­ran­tin­do maior se­gu­ran­ça. A car­ro­ce­ria pro­por­cio­na maior ve­da­ção acús­ti­ca con­tra ruí­dos ex­ter­nos.
Aumento das passagens
De acor­do com o secretário-interino da SEMOB, Ka­la­zans Be­zer­ra, a ini­cia­ti­va da im­plan­ta­ção de novos trans­por­tes pú­bli­cos está as­so­cia­do ao cres­ci­men­to da ci­da­de. "É comum ver em mui­tos con­ges­tio­na­men­tos ape­nas uma pes­soa den­tro do veí­cu­lo. Pre­ci­sa­mos nos adian­tar dian­te de ou­tras ca­pi­tais bra­si­lei­ras, tendo em vista que o cres­ci­men­to da ci­da­de é es­pe­ra­do, me­lho­ran­do o trans­por­te co­le­ti­vo e pro­por­cio­nan­do a po­pu­la­ção mais con­for­to, aces­si­bi­li­da­de, flui­dez e es­pa­ço", ex­pli­cou.
Ka­la­zans disse ainda que estão sendo pre­pa­ra­dos pro­je­tos de cons­cien­ti­za­ção para o uso do trans­por­te co­le­ti­vo, como acon­te­ce em gran­des ca­pi­tais eu­ro­péias, como Lon­dres, onde o uso do ôni­bus é in­dis­pen­sá­vel a todos os gru­pos so­ciais. Todos os novos ôni­bus são equi­pa­dos com GPS, para que o mu­ni­cí­pio tenha o con­tro­le das fro­tas. Com isso, a cir­cu­la­ção será bem dis­tri­buí­da, não ocor­ren­do atra­sos na che­ga­da dos ôni­bus às pa­ra­das. "Pre­ten­de­mos con­cluir isso até 2013", disse o secretário-interino.
Quan­do ques­tio­na­do sobre o au­men­to das pas­sa­gens, Ka­la­zans foi en­fá­ti­co. "Não temos data para que essa mu­dan­ça de ta­ri­fa ocor­ra. O que temos cer­te­za é de que a po­pu­la­ção será avi­sa­da an­te­ci­pa­da­men­te e que me­di­re­mos es­for­ços para que se res­pei­te a linha tênue do valor co­bra­do na com­pa­ti­bi­li­da­de entre a mo­der­ni­da­de do sis­te­ma de trans­por­te e as con­di­ções de pa­ga­men­to da po­pu­la­ção na­ta­len­se", disse.
Ou­tras ini­cia­ti­vas como o au­men­to do tempo do passe livre para uma hora e meia e a cria­ção de novos cor­re­do­res de fluên­cia pre­fe­ren­cial para ôni­bus nos ho­rá­rios de pico estão sendo ar­ti­cu­la­das jun­ta­men­te com a Pre­fei­tu­ra do Natal.

http://www.correiodatarde.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...