terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Inmetro abre consulta pública sobre aditivo para motores a diesel

ARLA 32 será obrigatório a partir de 2012
Até o próximo dia 21, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) disponibiliza para consulta pública a proposta de texto para regulamentação compulsória da produção, comercialização e uso do ARLA 32. Trata-se do aditivo para motores a diesel que será obrigatório a partir de 2012 em veículos comerciais (leves, pesados, semipesados) e ônibus novos.
Aditivo - O texto da Portaria (Inmetro/MDIC n. 447) dessa consulta pública encontra-se disponível no site do Inmetro* (www.inmetro.gov.br) até o dia 21 de dezembro. Sugestões e críticas relativas às normas propostas devem ser informadas ao órgão via e-mail (dipac.consultapublica@inmetro.gov.br) ou pelos Correios endereçado ao Inmetro: Rua Estrela 67, 2º andar, Rio Comprido, RJ - A/C da Diretoria da Qualidade (Dqual) - Divisão de Programas de Avaliação da Conformidade (Dipac).
Introduzido no mercado brasileiro com base na Instrução Normativa nº 23/2009 do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente), o ARLA 32 é uma solução aquosa de ureia técnica, não tóxica e que reduz as emissões de óxido de nitrogênio (NOx) dos veículos equipados com motores a Diesel. Esta redução ocorre por meio de uma reação química entre a ureia e os gases do motor decorrente da queima do combustível.
O ARLA 32 está classificado na categoria dos fluidos transportáveis de baixo risco, pois não é explosivo nem nocivo ao meio ambiente, segundo o órgão. O Termo de Cooperação Técnica entre o Inmetro e o Ibama, assinado em 13 de setembro deste ano, viabilizará a implementação das atividades de regulamentação, registro e fiscalização deste aditivo, além da utilização da infraestrutura do Inmetro para análises técnicas a serem realizadas para a liberação da produção e da comercialização do agente.

*Confira o texto da Portaria em pdf clicando AQUI.

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...