terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

MARCOPOLO COMEMORA 30 ANOS DE PRODUÇÃO EM ANA RECH

Unidade mais representativa da empresa produz cerca de 50 ônibus por dia
Caxias do Sul (RS) O complexo industrial da Marcopolo de Ana Rech, uma das mais modernas fábricas do mundo para a produção de ônibus, comemora 30 anos de atividades no próximo dia 20 de fevereiro. Inaugurada em 1981, a principal unidade da empresa tem capacidade para produzir cerca de 50 veículos diariamente e já fabricou aproximadamente 160 mil ônibus, entre micros, urbanos e rodoviários.
Com área total de 471 mil m² e área construída 88 mil m², a fábrica possui 6.726 colaboradores, conta com os mais avançados equipamentos e instalações e recebeu, somente nos últimos três anos, mais de R$ 50 milhões sobretudo para modernização dos equipamentos, melhoria da qualidade, aumento de capacidade produtiva e para ergonomia e maior conforto dos empregados. 
A unidade de Ana Rech abriga também o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Marcopolo, com mais de 300 técnicos e engenheiros dedicados à contínua evolução e aprimoramento dos modelos. Neste centro, é projetada a maioria dos modelos que rodam pelo mundo e também são produzidas as unidades especiais, concebidas sob medida para atender às necessidades dos clientes. 
A Marcopolo concentrou em Ana Rech a fabricação de componentes e equipamentos para os veículos, como poltronas, painéis de acabamento, laterais e revestimentos internos, entre outros. As peças produzidas são também enviadas para as demais unidades da empresa no Brasil e no exterior. 
História 
Com o objetivo de suprir a crescente demanda de produção da época, a unidade de Ana Rech foi inaugurada em 1981, com a presença do então presidente da República, João Baptista Figueiredo. A construção, iniciada três anos antes, projetava a implantação de modernos sistemas de fabricação, planejados e desenvolvidos para obter alto grau de racionalização e produtividade. 
Dez anos após a fundação, a fábrica comemorou a produção do ônibus 60.000, o rodoviário Paradiso da então Geração 4. Em 2001, a unidade Ana Rech foi considerada “fábrica modelo”, com equipamentos, pessoal especializado, processos industriais e desenvolvimento do produto. No mesmo ano foi inaugurada a Estação de Gás Natural, desenvolvida para reduzir o consumo de energia elétrica e criar uma matriz energética sustentável. 
A Marcopolo Ana Rech conta com uma moderna pista de testes, desde 2003, que facilita e torna mais rápido o desenvolvimento de novos modelos, a implementação de mudanças e a detecção de eventuais falhas. Em 2004 foi inaugurada uma nova linha de montagem e, em 2006, a fábrica inovou com a implantação do Sistema de Qualidade Produzida.  
Além das áreas de produção, administração, comercial e de engenharia, a fábrica de Ana Rech contempla um Centro de Treinamento para capacitação dos empregados e de clientes, além de uma unidade da Escola de Formação Profissional Marcopolo, para aprendizagem de menores da comunidade. A unidade conta também com uma ampla estrutura de suporte aos empregados, como restaurante, serviços médicos, farmácia, bancos, despachantes, seguradora, biblioteca e loja conveniada.  
Crédito da foto: Júlio Soares
Fonte Marcopolo.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...