terça-feira, 31 de maio de 2011

Ônibus híbridos da Volvo transportam os participantes do C40 São Paulo Summit

Quatro ônibus híbridos Volvo serão utilizados para o transporte dos participantes da C40 São Paulo Summit, que reunirá prefeitos das maiores cidades do mundo para debater sobre os efeitos das mudanças climáticas e propor soluções nesta área. A conferência é considerada o mais importante evento mundial na luta das grandes cidades contra o aquecimento global. Quarenta e cinco cidades dos cinco continentes confirmaram presença no evento, que começa amanhã.
Os ônibus híbridos da Volvo, movidos a eletricidade e a diesel, estão totalmente identificados com a causa ambiental, pois proporcionam substancial redução de emissões de gases poluentes, se comparados com meios de transporte convencionais. Respeito ao meio ambiente - ao lado da segurança e da qualidade - é um valor fundamental da Volvo.
Criada em Londres, em 2005, a C40 Summit acontece a cada dois anos e está na quarta edição. É a primeira vez que é realizada no Brasil. As cidades representadas no evento consomem mais de dois terços da energia mundial e são responsáveis por mais de 70% da emissão global de gases do efeito estufa.
Durante o evento, que se realiza em São Paulo entre os dias 31 de maio e 3 de junho, os participantes terão à disposição os ônibus híbridos da marca, fazendo ligações entre o local do evento, o São Paulo Sheraton WTC, e alguns pontos da cidade que visitarão, como o Teatro Municipal e a estação central do Expresso Tiradentes.
Híbrido, solução ideal
O sistema híbrido da Volvo proporciona uma redução no consumo de combustível de até 35%. Já a diminuição das emissões de poluentes que saem do escape pode variar de 80% a 90%, na comparação com motores a diesel convencionais.
“Esta tecnologia tem duas vantagens principais: mais economia de combustível e grande redução no impacto ambiental”, destaca Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America. “Estas características fazem do ônibus híbrido da Volvo solução ideal para o transporte urbano de passageiros, pois ele permite reduzir substancialmente as emissões sem necessidade de grandes investimentos em infraestrutura”, completa o presidente.
A solução encontrada pela Volvo está na utilização de dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam juntos ou individualmente, conforme a necessidade. “O motor elétrico é utilizado para arrancar e acelerar até uma velocidade de aproximadamente 20 quilômetros por hora, e também como gerador de energia durante as frenagens. O motor diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas”, destaca Fábio Lorençon, engenheiro de vendas da Volvo Bus Latin America.
A cada vez que se acionam os freios, a energia de desaceleração é utilizada para carregar as baterias. “Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou em semáforos, o motor diesel fica desligado - o que pode representar até 50% do período total de operação do ônibus – não há emissões de poluentes, pois o motor diesel se apaga completamente”, diz Lorençon.
As cidades participantes da C40 Summit se dispuseram a firmar acordos, criar políticas e implementar projetos que incentivem a busca de novas tecnologias e energias alternativas que ajudem a combater as mudanças climáticas. Desde então, a cada dois anos, o grupo de prefeitos se reúne para apresentar os avanços e discutir o futuro das ações contra o aquecimento global.
Em 2006, a rede C40 e a Iniciativa Climática Clinton (Clinton Climate Initiative, CCI) firmaram uma parceria que reforçou ainda mais o papel das cidades na luta contra as mudanças climáticas. Pelo acordo, as cidades contam com apoio da entidade para implantar ações e projetos que resultem na redução das emissões de gases poluentes e no aumento da eficiência energética. Esta parceria busca facilitar o acesso a investimentos e o apoio a projetos em países em desenvolvimento.
O Comitê Diretor da C40 é formado por São Paulo, Nova Delhi, Berlim, Johanesburgo, Londres, Los Angeles, Nova York, Toronto e Tóquio. Além das 40 cidades-membros, a rede C40 possui ainda outras 19 cidades afiliadas.
Mais informações,
Newton Chagas - Volvo do Brasil
Comunicação Coorporativa - Assessor de Imprensa
Tel: +55 41 3317 8296
Fax: +55 41 3317 8403
newton.chagas@volvo.com

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...