segunda-feira, 27 de junho de 2011

Policiamento inteligente garante segurança ao DF

Seis veículos da PM contam com acessórios de alta tecnologia, o que garante mais eficiência e rapidez nas ações
Os ônibus já estiveram presentes em eventos como aniversário de Brasília, Circuito Mundial de Vôlei de Areia, Via Sacra no Morro da Capelinha e mais recentemente, na operação realizada na quadra 711 sulCerca de 50 policiais militares serão treinados no segundo semestre do ano para atuar nos seis novos ônibus da Polícia Militar do Distrito Federal: os chamados Comando Geral Móvel e Centrais Móveis. Os veículos, entregues pelo GDF no início do ano, são equipados com acessórios de alta tecnologia – o que representou um custo total de R$ 8.260 milhões.
De acordo com o major Eric Moitroux, responsável pelos comandos móveis, os ônibus atendem bem às necessidades da PM, que os utiliza em eventos de grande porte, policiamento preventivo e gerenciamento de crise. “Eles superaram as nossas expectativas em todos os casos, desde situações como o carnaval até o caso da 711 Sul”, afirma, referindo-se ao episódio registrado semana passada, quando assaltantes armados mantiveram quatro mulheres reféns. O Comando Móvel foi usado como gabinete de gerenciamento de crise.
O chefe da comunicação da Polícia Militar do Distrito Federal, major Adriano Meirelles, explica que a quadra da Asa Sul foi isolada durante a ação dos bandidos e o ônibus ficou nas imediações, juntamente com veículos de outros órgãos de apoio. “Em nosso ônibus, o gerenciador de crises e a equipe tiveram melhores condições de trabalho como, por exemplo, mais recursos e a não interferência externa”, destacou o policial militar.
Segundo o responsável pelos novos comandos móveis, anteriormente, em uma situação como esta, a Polícia Militar ficava sujeita a fatores como chuva, sol e interferência de transeuntes, o que resultava em menor rapidez na resolução do caso. “Agora, no ônibus, podemos conferir as informações em qualquer momento, nos reunir e, assim, tomar decisões mais acertadas”, avaliou o major Eric Moitroux.
Equipamentos – Os novos ônibus possuem sistema de pesquisa a banco de dados da Secretaria de Segurança Pública; infraestrutura para embarque de equipamentos de serviço de inteligência; vídeo monitoramento com o auxílio de quatro câmeras instaladas na parte externa; cofre para guarda de armamentos; linhas telefônicas; televisões, acesso às redes internet e intranet, tanto por meio de fibra ótica quanto pela tecnologia 3G; sala de reunião; alojamento; copa e banheiros. A diferença entre o Comando Geral Móvel e as cinco Centrais Móveis é a capacidade de atendimento. O primeiro possui dois andares e, além de todos os equipamentos mencionados, uma sala de subcomando.
A PMDF possui hoje 50 agentes aptos para trabalharem nos ônibus. De acordo com o capitão Claudenor José de Araújo, integrante da equipe do Comando Móvel, antes de entrar em campo com o veículo, o grupo foi dividido em cinco equipes para o treinamento.
“O curso, que durou cerca de 30 dias, foi mais enfático na parte de informática, já que é preciso acessar banco de dados e outras informações”, explicou. Cada veículo foi encaminhado a cada um dos cinco comandos regionais da PMDF. “O próximo treinamento, de mais 50 homens, está previsto para o segundo semestre. “É importante que mais policiais façam o curso para atuar com o auxílio do ônibus, que é uma importante ferramenta da corporação”, destaca.
Esse recurso tecnológico do Comando e Centrais Móveis é um dos únicos da América Latina. Foi produzido pela Polícia Militar do Distrito Federal a partir de estudos realizados por policiais em 2007 na França. “Na Europa, os comandos móveis eram pequenos. Aqui, a corporação aperfeiçoou a ideia adaptando os recursos em ônibus”, conta Moitroux.
Os ônibus já estiveram presentes em eventos como aniversário de Brasília, Circuito Mundial de Vôlei de Areia, Via Sacra no Morro da Capelinha e mais recentemente, na operação realizada na quadra 711 sul.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...