quinta-feira, 16 de junho de 2011

Scania entregou primeiro Touring na Espanha

Autocarro de turismo completo
A Scania entregou primeiro autocarro do modelo Touring à empresa espanhola Elegant Bus, de Madrid. O novo autocarro completo desenvolvido pela marca sueca e produzido pelos chineses da Higer destina-se a serviços ocasionais e serviços regulares interurbanos.
A Elegant Bus dedica-se ao transporte de turismo e conta desde o início da sua atividade com veículos Scania na sua frota. “A Scania permite-nos ser competitivos e ter uma imagem de exclusividade para os nossos clientes. Conhecemos a Scania, temos outros veículos Scania e relativamente ao Touring estamos particularmente satisfeitos com o seu rendimento e consumo de combustível, o equipamento interior em pele e o nível de acabamento, assim como com a rapidez de entrega”, refere José Luís Martos, diretor-geral da Elegant Bus.
O Scania Touring adquirido pela Elegant Bus possui dois eixos, um comprimento de 12 metros, estando equipado com motor Scania de 400 cv Euro 5, caixa automatizada Scania Opticruise e Scania Retarder.
STCP inicia teste com autocarro híbrido Volvo
A STCP – Sociedade de Transportes Coletivos do Porto iniciou um teste, em condições reais de operação, com um autocarro híbrido Volvo 7700 Hybrid. A experiência irá decorrer durante o mês de junho, seguindo-se a uma outra realizada em Lisboa, na Carris, no passado mês de maio, que obteve um balanço positivo, com uma redução no consumo de combustível e de emissões de dióxido de carbono de aproximadamente 25 por cento em relação a um veículo de tipologia idêntica com motor diesel convencional.
O Volvo 7700 Hybrid dispõe de uma tecnologia híbrida em paralelo que permite operar apenas em modo elétrico, apenas em modo diesel ou em simultâneo. O autocarro arranca em modo elétrico, e só após atingir os 20 km / h é que o motor Diesel entra em funcionamento. Nas velocidades mais altas funciona só a diesel, sendo carregadas, nessa altura, as baterias. A energia libertada nas travagens é, também, aproveitada para carregar as baterias.
A linha motriz do veículo é composta por um motor Diesel (com cilindrada e dimensões mais reduzidas que o utilizado num autocarro convencional), um motor elétrico I-SAM (“Integrated Starter Motor Alternador”), que também funciona como gerador, carregando as baterias sempre que o condutor pressiona o pedal de travão, e por uma caixa de velocidades Volvo I-Shift.
Um módulo de controlo eletrónico (PMU - “Powertrain Management Unit”) faz a gestão da utilização da propulsão térmica e elétrica, conforme necessário, bem como das mudanças de velocidades e da recarga das baterias. O veículo possui, também, um sistema “Start-Stop” que, numa paragem ou num semáforo, desliga automaticamente o motor diesel, ligando-o posteriormente, unicamente quando as condições de utilização o exigirem.
por: Carlos Moura
Com informações do Transportes Em Revista Online

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