sábado, 2 de julho de 2011

Prefeitura e Athenas colocam 10 novos ônibus em funcionamento na segunda...

Como gestora do Sistema de Transporte Coletivo da cidade a Prefeitura de São Carlos pediu a empresa Athenas Paulista e conquistou mais um importante investimento para os usuários do serviço na cidade: a compra de 10 novos ônibus com câmbio automatizado (sem embreagem), totalmente acessível (elevador para cadeirantes, bancos para obesos e idosos), lotação 81 passageiros (40 sentados e 41 em pé). O investimento da empresa na compra dos veículos foi de R$ 2,8 milhões.
Os novos veículos foram entregues na sexta-feira (1º/7) pelo prefeito Oswaldo Barba juntamente com o diretor da concessionária Miguel Cimatti e entram em operação a partir desta segunda-feira, dia 4 de julho, nas linhas Vila Prado x UFSCar via praça Itália, Castelo Branco x UFSCar, UFSCar x Redenção via Botafogo, Santa Casa x Cruzeiro do Sul via Bela Vista, Sesi x Santa Maria, Redenção x Jockey Clube via Botafogo, São Rafael x Volkswagen, Jardim Paulistano x Jardim Maracanã, Vila Jacobucci x Jardim Beatriz e Santa Eudóxia x São Carlos.
Os ônibus vão substituir gradativamente os carros mais velhos da frota atual de 130 ônibus. A cidade opera hoje 55 linhas regulares e 170 especiais – em média 50 mil pessoas utilizam o transporte coletivo diariamente nos dias úteis
Segundo dados da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito na gestão do prefeito Barba já foram entregues 23 novos ônibus – 13,5 % de renovação da frota – 12 deles em fevereiro/2009, 1 micro ônibus em maio 2011 e 10 em 1º de julho. Com a aquisição dos novos veículos a frota passa a ter 22 ônibus adaptados para portadores de deficiência, mais 4 micro ônibus porta a porta e 1 van. Hoje a cidade tem 309 portadores de deficiência cadastrados que utilizam o serviço com horário marcado.
São Carlos se antecipa ao atendimento da legislação federal, Decreto nº 5.296/2004, que determina que até o ano de 2014 toda a frota nacional deverá ser adaptada para atender os deficientes.
O prefeito Oswaldo Barba ressalta que o sistema de trânsito da maioria das cidades brasileiras só será eficiente e terá melhoria de fluidez se houver investimentos no transporte coletivo de qualidade. "Essa tem sido a nossa meta permanente e a empresa tem atendido as nossas reivindicações que permitiu melhoramos a atenção aos usuários de uma maneira geral mais em especial as pessoas com deficiência e idosos. Esperamos que a empresa transporte os passageiros sempre com carinho porque eles vão utilizar o serviço", disse o prefeito.
Ao comentar os investimentos que a Prefeitura tem feito para melhorar o transporte coletivo o prefeito Barba citou a instalação de 50 novos abrigos de passageiros, a reforma de 32 antigos e outros R$ 500 mil/ano que a Prefeitura vai investir na implantação e operação do sistema GPS de monitoramento de linhas que permite conferir em tempo real horários, tempo de deslocamento, número de passageiros, manutenção entre outros itens, promovendo o estabelecimento do índice de acertabilidade. "É importante lembrar que os investimentos e a modernização da frota estão sendo feitos a um custo de tarifa que é a menor da região", frisou Barba.
O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Nilson Carneiro, explicou que hoje 19% da população se locomovem através do transporte coletivo. "O nosso desafio é atrair novos passageiros para melhorar a mobilidade urbana da cidade e fazer com que o transporte coletivo possa ser uma boa opção de transporte com conquista de melhoria na circulação do trânsito e diminuição dos congestionamentos", disse Carneiro.
Para o diretor da Athenas Paulista, Miguel Cimatti, embora tenha custos significativos é uma satisfação para a empresa poder melhorar e aprimorar o transporte coletivo da cidade em benefício da população de São Carlos. "Os veículos vão facilitar o trabalho dos nossos motoristas já que possuem câmbio automático e vão dispensar a média diária de 3 mil trocas de marchas que é extremamente cansativo e prejudicial. Os novos ônibus pretendem dar maior conforto e ampliar o grau de satisfação dos nossos usuários", detalha Cimatti.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...