Desde o ultimo dia 5 de julho, está sendo testado nas ruas de São Paulo um ônibus híbrido, equipado com dois motores, um diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. Por isso, a tecnologia utilizada é chamada de “Híbrida em Paralelo”. O motor elétrico é utilizado para dar partida no veículo e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 quilômetros/hora; funciona também como gerador de energia durante as frenagens.
O objetivo dos testes é contribuir para o desenvolvimento desta forma de tecnologia na América Latina, com a redução de emissão de gases de efeito estufa e outros poluentes. Além disso, permitem a incorporação de combustíveis mais eficientes na frota de ônibus paulistana.
Uso experimental pela Transppass
Após passar por testes em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, o ônibus está de novo em São Paulo, onde ficará em uso experimental pela Transppass, durante 90 dias, podendo ser prorrogáveis por mais 90 de acordo com a estimativa de uso e da demanada operacional gerada pelo conceito.
O veículo opera na linha 7904, Jardim Maria Luiza - Clínicas, na zona Oeste. O desempenho, a emissão de poluentes e a produtividade serão monitorados pela Gerência de Desenvolvimento Tecnológico da São Paulo Transporte SPTrans.
Sistema híbrido
Este sistema híbrido proporciona uma redução de até 35% no consumo de combustível. A diminuição das emissões de poluentes que saem do escapamento pode variar de 80% a 90%, na comparação com motores a diesel convencionais.
A iniciativa atende as metas 83 (reduzir em 30% as emissões de gases de efeito estufa) e 86, que prevê a renovação de 25% da frota de ônibus na cidade de São Paulo.
http://www.agenda2012.com.br/
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