Programas de milhagem, serviço de bordo, pacotes promocionais e parcelamento de tarifas não são comodidades exclusivas para quem viaja de avião. Para enfrentar a concorrência das companhias aéreas, as empresas de ônibus buscam inovar no serviço e no atendimento.
Divulgação/Real Expresso
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Diferencial. A Cometa, por exemplo, já oferece acesso à internet aos clientes, em algumas rodoviárias
Apostando na sofisticação dos serviços para atrair os viajantes. Este ano a empresa pretende investir mais de R$ 60 milhões na renovação de parte da sua frota. Nos terminais rodoviários de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Campinas e Jundiaí, a Cometa montou uma sala vip, com ar condicionado, televisão, banheiro, água, café e acesso a internet.
Outra medida adotada pela viação é a possibilidade oferecida de comprar a passagem tanto pela internet quanto em lojas de varejo previamente cadastrados.O esforço se justifica em função da migração de passageiros dos ônibus para os aviões. De acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Infraero, entre 2008 e 2010, o número de passageiros em aviões cresceu 39,4%, chegando a 139,4 milhões ao ano, enquanto o índice dos que viajam de ônibus caiu 9%, passando de 54 milhões em 2008 para 49 milhões em 2010.
Vantagens. Se as empresas aéreas têm como vantagem condições melhores para oferecer descontos e promoções, as empresas de transporte terrestre têm mais capilaridade.
A dentista Mariana Cruvinel conta que nos últimos três anos fez de avião todas as viagens que costumava fazer de ônibus. “As promoções também me motivaram a conhecer outros lugares do Brasil”, diz. Ainda assim, segundo ela, há situações em que o ônibus é necessário. “Mesmo para algumas cidades de porte médio a logística da viagem de avião é tão complicada que acabo indo de ônibus”, diz.
FONTE: Jornal O Tempo
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