terça-feira, 9 de agosto de 2011

Maior ônibus do mundo circulou nesta terça pelas ruas do Recife

Bruno Freitas/EM/D.A.Press
Na tarde desta segunda, o Diario de Pernambuco participou de uma viagem a bordo do Mega BRT, o maior ônibus do mundo, que deve ser implantado no Recife antes da Copa do Mundo de 2014. O conforto oferecido pelo veículo é indiscutível, mas ele circulará apenas em faixas exclusivas, nos grandes corredores da cidade, em novas linhas que percorrerão os eixos Norte-Sul (de Boa Viagem até Paulista, pela Avenida Agamenom Magalhães) e Leste-Oeste (pela Avenida Caxangá até o Centro) e a Avenida Norte Miguel Arraes.
Com estrutura articulada (sanfona), os coletivos podem transportar até 150 pessoas, com 60 sentadas e o restante em pé. A empresa Neobus é a principal fabricante atualmente, mas outras montadoras já começaram a desenvolver ônibus com o formato. Após a licitação para a construção das novas vias (como a pista acima do canal da Agamenom), o governo do estado indicará o formato do veículo que as empresas de transporte devem comprar para começar a operar.
Os ônibus devem incluir ar-condicionado, espaço para transportar bicicletas e sistema GPS, mas outros recursos opcionais podem ser implementados, como internet wireless. O veículo apresentado tem duas portas de um lado e três do outro, mas elas podem ser adaptadas de acordo com a disposição das paradas nos itinerários. O espaço interno possui 20 metros de extensão, com 2,6 metros de largura e 2,2 metros de altura.
A viagem de apresentação saiu do Cabanga Iate Clube e passou pelo Cais José Estelita, Cais de Santa Rita, Bairro do Recife (Avenida Alfredo Lisboa, Marco Zero, Forte do Brum), Ponte do Limoeiro, Avenida Norte, Avenida Cruz Cabugá, Rua Princesa Isabel, Praça da República, Rua da Madre de Deus e retorno pelos cais de Santa Rita e José Estelita até o Cabanga. Por causa das curvas mais fechadas, foi necessário um acompanhamento de batedores da CTTU.
O modelo já circula na cidade de Curitiba e será implementado também em Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Goiânia e Santiago (Chile).
Com informações do Pernambuco.com

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...