terça-feira, 13 de setembro de 2011

125 anos da Daimler

Carl Benz e Gottlieb Daimler inventaram o primeiro veículo em 1896 e daí a indústria nunca parou...
Este ano o Grupo Daimler celebra 125 anos de fundação. A data é marcada pelo lançamento de seu primeiro automóvel, automóvel – em 1886, Carl Benz solicitou em Berlim, na Alemanha, a patente para o seu triciclo motorizado e, paralelamente, Gottlieb Daimler desenvolvia nas esferas de Stuttgart o primeiro modelo de veículo a quatro rodas. Em 1926, as empresas de ambos se fundiram, dando lugar a Daimler-Benz.
No que tange veículos comerciais, os primeiros desenvolvimentos começaram a ser realizados em 1895 com um motor para ônibus, sendo o primeiro passo para o que mais adiante se tornaria o coração da primeira de linha de ônibus motorizado da marca em âmbito mundial.
Ao final de 1900, a Daimler Motoren Gesellschaft iniciava a produção de veículos a um ritmo de 98 unidades anuais em uma fábrica com 344 funcionários.
Hoje, como Mercedes-Benz, a empresa se firma no mercado mundial como a maior fabricante de veículos comerciais. E como Grupo Daimler, fazem parte de seu conglomerado: Mitsubishi Fuso, Freightliner, Western Star, Setra e Thomas Built, Detroit Diesel, Orion e Bharat Benz.
Surge a marca Mercedes-Benz
A existência da marca Mercedes-Benz se deve em boa parte ao cônsul da Áustria em Niza, Emil Jellinek, que em 1899 decidiu inscrever sua Daimler Phoenix em uma competição automobilística. O cônsul, que ganhou a prova com bastante vantagem, levava pintado na carroceria do carro o nome de sua filha, Mercedes. Posteriormente, quando Jellinek quis fazer negócios com a Daimler, foi negociado que todos os veículos seriam comercializados com o nome Mercedes, marca que foi registrada em 1902. Contudo, a fusão em 1926 rendeu o nome Mercedes-Benz.
Weslei Nunes / texto: Redação http://transportemundial.terra.com.br/
Imagens Divulgação
Material jornalístico passível de direitos autorais. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes. Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...