sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Carris testa ônibus híbrido e biarticulado

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Carris pensa na melhoria da qualidade do serviço para a Copa
Através de uma parceira com a Volvo, a Carris testará dois novos modelos de veículos. O ônibus híbrido paralelo chega quinta-feira, 15, para as linhas T5 e T9 por 15 dias. e o biarticulado será testado na linha T 11 sem data definida e também por 15 dias. 
O ônibus híbrido paralelo funciona com dois motores (um elétrico e outro a diesel) e foi experimentado em Curitiba com aprovação pelos usuários. Apesar de ser um veículo mais caro, o funcionamento dos dois motores possibilita reduzir em até 90% a emissão de gás carbônico (Co2) e consumir menos 35% de combustível. Seus motores atuam juntos ou individualmente. O elétrico é acionado em arrancadas, freadas e nas velocidades de até 20 quilômetros por hora. O motor a combustível funciona em altas velocidades e alimenta o motor elétrico.
Segundo o presidente da Volvo na América Latina, Luis Carlos Pimenta, esse projeto é resultado de dez anos de estudos e pesquisas em tecnologia direcionados à sustentabilidade. É por ser menos poluente e mais econômico que a Carris optou por testá-lo.
O biarticulado tem duas articulações sanfonadas, é mais longo, equivalendo a três ônibus convencionais e possibilita o transporte de 280 passageiros. A idéia de adquirir esses modelos surgiu com a experiência de outras cidades e os preparativos para a Copa de 2014. 
Os dois veículos fazem parte de uma política de melhoria de serviços da Carris. A companhia pretende atingir um alto padrão de qualidade, desenvolvendo estratégias que vão ao encontro das novas necessidades dos usuários, que são agilidade, comodidade, segurança, economia e de um transporte sustentável na capital gaúcha. São estratégias e benefícios para a Copa de 2014 que permanecerão após sua realização.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...