quinta-feira, 29 de setembro de 2011

São Bernardo amplia frota com 50 novos ônibus convencionais

Com o objetivo de otimizar e qualificar o serviço do sistema de transporte público de São Bernardo, o prefeito Luiz Marinho, em parceria com concessionária SBCTrans, entregou nesta quarta (28) 50 novos ônibus convencionais. Desse total, 20 serão incluídos na frota e 30 vão substituir veículos antigos, totalizando 385 veículos operacionais.
Os ônibus atendem a 59 linhas de transporte urbano e transportam cerca de 6,5 milhões de passageiros por mês. A aquisição desses novos veículos faz parte do Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU), iniciado em 2009 com o objetivo de reestruturar o sistema de transporte público municipal. Em 2010, foram entregues 62 micro-ônibus e 20 convencionais e, em 2009, 25 veículos tipo ‘padron’, de 15 metros de comprimento, e mais 50 ônibus convencionais, o que acarretou um investimento de R$ 39 milhões. 
De acordo com o chefe do Executivo, é preciso priorizar o transporte de qualidade. “Em 2 anos e 9 meses de governo, nós entregamos 207 novos ônibus, sendo que 45 foram de acréscimo de frota e o restante como substituição. Em janeiro de 2009, o município contava com 340 veículos rodando, e agora já ampliamos para 385, de uma frota total de 420. Com a renovação da frota, a idade média dos ônibus passou de 6,6 anos para 4,5 anos, abaixo da exigência contratual, que é de 5 anos”, disse Marinho. 
Os 50 novos ônibus passarão a funcionar a partir desta quinta-feira (29/9), sendo que os 20 veículos incluídos na frota priorizarão as regiões do Alvarenga, Cooperativa e Vila São Pedro. O investimento da SBCTrans foi de mais de R$ 14,6 milhões. 
O secretário de Transportes e Vias Públicas, Oscar Silveira Campos, destacou que todos os ônibus entregues até hoje pelo prefeito Luiz Marinho possuem elevador para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. “Cerca de 55% da frota já tem acessibilidade necessária, o que não acontece em nenhuma cidade do País”, pontuou. 
Veículos
Os ônibus têm capacidade para 75 passageiros cada, possuem três portas que garantem um maior conforto no desembarque e estão equipados com computadores de bordo, que permitem a comunicação do motorista com a garagem, para casos de acidentes ou problemas no veículo. Os ônibus ainda possuem botoeira para deficientes visuais, barras de apoio diferenciadas em 13 poltronas preferenciais, além de área reservada à pessoa com deficiência. Além disso, contam com catracas com validadores eletrônicos do Cartão Legal, equipamentos para a identificação digital dos usuários e moedeiros eletrônicos, que facilitam o pagamento em dinheiro, agilizando o embarque de passageiros e o aumento da segurança nas viagens. No mês passado, a bilhetagem eletrônica comemorou um ano, atingindo a marca de mais de 180 mil cartões emitidos.
Fonte da Matéria: http://cliqueabc.com.br/

Material jornalístico passível de direitos autorais. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes. Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...