quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Ônibus híbrido será testado no Rio Grande do Sul

O ônibus híbrido ainda não tem data definida para começar a operar | Foto: Divulgação
A prefeitura de Porto Alegre vai testar nas ruas da cidade o primeiro ônibus híbrido da frota do transporte público da capital. O veículo, que opera com motores elétricos e a diesel, será testado por 15 dias, mas ainda sem data definida para o começo da operação.
O prefeito José Fortunati considerou o veículo uma "revolução tecnológica". O modelo da Volvo foi experimentado anteriormente em Curitiba. O diretor-presidente da Carris, Sergio Zimmermann, afirmou que o modelo sofrerá adaptações para atender a realidade do transporte brasileiro, considerando a formatação dos equipamentos urbanos.
Segundo a prefeitura, o modelo possui tecnologia europeia e o funcionamento dos dois motores possibilita reduzir em até 90% a emissão de gás carbônico (CO²), e gera economia no uso de combustível de 35%. Os motores podem funcionar juntos ou individualmente. O elétrico é acionado em arrancadas, freadas e nas velocidades de até 20 km por hora. A gasolina impulsiona o motor em altas velocidades e alimenta o elétrico.
Fonte da Matéria: http://odia.ig.com.br/

Material jornalístico passível de direitos autorais. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes. Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...