quarta-feira, 26 de outubro de 2011

RMR terá um novo e moderno sistema de transporte público

Do NE10
O governo de Pernambuco anunciou nesta terça-feira (25) um novo modelo de gestão do sistema de transporte público para o Grande Recife. Até o próximo dia 31 de janeiro, as 18 empresas de ônibus que atuam na Região Metropolitana do Recife terão que instalar um GPS, para que haja, assim, um monitoramento global de cada veículo.
O investimento no novo sistema, que será implantando por um consórcio formado pelas empresas pernambucanas Cittati, Midiavox e Cercap, será de R$ 20 milhões, e o anúncio foi feito pelo secretário de Cidades, Danilo Cabral, e o governador Eduardo Campos, durante a assinatura da ordem de serviço que autoriza o início dos trabalhos, no Palácio do Campo das Princesas.
Tudo isso permitirá que uma série de inovações sejam implantadas, tornando o acesso ao transporte público mais fácil e rápido. Entre as novidades, estão serviços online e via mensagem de texto (SMS), além de um portal de voz. Via SMS, os passageiros poderão verificar o horário que seu ônibus chegará à parada na qual ele se encontra.
Para usar o serviço, que deve estar disponível daqui para fevereiro, bastará enviar um torpedo para o número do serviço com o número do ônibus em questão, que a resposta chega quase que imediatamente com os três próximos horários de chegada previstos.
Além disso, a partir de novembro, os 13 terminais de ônibus da RMR receberão painéis eletrônicos, parecidos com os que vemos nos aeroportos nacionais. Neles, o usuário poderá ver as informações de cada ônibus, como a localização e a previsão de chegada.
Para viabilizar todo esse monitoramento será lançado, ainda, um Centro de Controle de Operações (CCO), de onde será feito o acompanhamento dos veículos. Todos os dados lá coletados - como a velocidade dos veículos, a saída da rota, eventuais "queimas" de parada, entre outros - serão guardados no sistema por seis meses. "São informações estratégicas, importantes, que também vão melhorar o sistema de gestão", afirmou Danilo Cabral.
Por fim, para administrar o CCO, o governo vai contratar 39 gestores e gerentes, através de concurso público que terá edital lançado no próximo dia 15 de dezembro.
Segundo o governador, a expectativa é que todas as novidades sejam implementadas até março de 2012. "Durante o Carnaval nós sempre incentivamos a população a utilizar os serviços de transporte público, então vamos correr para isso estar rodando daqui pra lá", disse. Além disso, com as mudanças, Eduardo Campos espera que as pessoas que utilizam veículos particulares se sintam mais confortáveis para utilizar os coletivos, melhorando o trânsito da cidade.
Fonte da Matéria: http://ne10.uol.com.br/
Material jornalístico passível de direitos autorais. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes. Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...