Estreia no Busworld Kortrijk 2011
A Scania lançou a nova família de autocarros Citywide, que se destina a aplicações urbanas e suburbanas. A gama é proposta nas variantes de piso rebaixado (LF) e piso semirebaixado (LE), em configurações de dois e três eixos, assim como articulados.
Os autocarros possuem carroçaria em alumínio para reduzir peso e apresentam um estilo exterior que replica algumas das soluções aplicadas no modelo de turismo, Scania Touring, caso dos grupos óticos frontais, que incluem luzes de circulação diurna e lâmpadas de LED, ou a moldura dianteira em forma de “T”. O para-brisas é constituído por uma única peça, estando disponível numa altura de 1,8 metros ou 2,06 metros. Os indicadores eletrónicos de destino foram integrados harmoniosamente na seção dianteira do veículo.
O interior foi otimizado para permitir o fluxo dos passageiros, sendo dominado por tons claros. Todas as áreas e todos os materiais são fáceis de limpar.
O Scania Citywide está disponível com motores de cinco cilindros e nove litros que podem funcionar com diesel/diesel (230, 280 e 320 cv), bioetanol (270 cv), gás natural ou biogás (270 e 305 cv). A transmissão é assegurada por caixas automáticas de cinco ou seis velocidades, de origem ZF, com retardador integrado, ou automatizada Scania Opticruise, de 12 relações.
Autocarro elétrico chinês lançado no Busworld
O construtor chinês BYD (Build Your Dreams) apresentou no salão Busworld, que se realizou na cidade belga de Kortrijk, o autocarro elétrico e-Bus-12, que se apresenta como um sério concorrente do Caetano EL 2500.
Com carroçaria autoportante, três portas, piso rebaixado, rampas para passageiros de mobilidade reduzida, o BYD e-Bus-12 apresenta um visual típico de um autocarro urbano, designadamente ao nível do para-brisas que ocupa dois três da seção dianteira, para aumentar a visibilidade e a segurança. A carroçaria apresenta um aspeto elegante, enquanto o interior inclui um banco em pele ajustável para o motorista e bancos em pele para os passageiros.
Os autocarros estão equipados com baterias de Fe que oferecem uma autonomia até 250 quilómetros em condições urbana. O tempo de recarga situa-se entre as três e as seis horas. O veículo dispõe ainda de painéis solares no teto, sistema de recuperação de energia da travagem, travões de discos, ABS e ASR.
O BYD eBus-12 irá entrar ao serviço experimental nos próximos meses nalgumas cidades europeias, como Londres, Copenhaga, Frankfurt e Amesterdão, entre outras.
Fonte Da Materia: Carlos Moura do Transportes em Revista Online
Material jornalístico passível de direitos autorais. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes. Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização.
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