domingo, 9 de outubro de 2011

Segundo corredor de ônibus em Ipanema e Leblon começa a operar

Foto: Gabriel de Paiva - O Globo
Começou a operar neste sábado o segundo corredor de ônibus rápido (BRS) nos bairros do Leblon e Ipanema, na Zona Sul. O corredor funcionará na Avenida General San Martín, no Leblon, e na Rua Prudente de Moraes, em Ipanema, que passam a ter uma faixa preferencial para ônibus. O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, e técnicos da Secretaria estiveram na Praça General Osório para acompanhar o primeiro dia de funcionamento do corredor.
A cada esquina da Prudente de Morais e da General San Martin, agentes da CET-Rio eram vistos orientando o trânsito. 
Funcionários uniformizados também estavam nos pontos distribuindo panfletos e orientando a população.Para o dia 22 deste mês, está prevista a implantação do sistema nas avenidas Princesa Isabel e Lauro Sodré e no Túnel Novo. Com isso, estará concluída a implantação do corredor na Zona Sul litorânea.No novo corredor, vão circular 44 linhas que farão suas paradas em 14 pontos: 12 nos pontos do BRS1; 23 no BRS 2 e 9 no BRS3, sendo que os pontos BRS 1 e 3 estarão situados nos mesmos locais.No dia 20 de agosto, o corredor exclusivo começou a funcionar na Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon, e na Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema .
Horário de funcionamento
O horário de funcionamento do corredor também será o mesmo de Copacabana e do BRS Ataulfo de Paiva / Visconde de Pirajá: das 6h às 21h, nos dias úteis; das 6h às 14h, aos sábados; e não funcionam nos domingos e feriados. Nesses horários, os veículos particulares que entrarem no corredor e circularem por dois quarteirões serão multados pela prefeitura.A circulação da faixa à direita ficará reservada aos ônibus e parcialmente aos táxis, desde que estejam ocupados, além veículos particulares que forem acessar as garagens dos prédios. Passageiros de táxi poderão embarcar no lado esquerdo e transversais das duas vias que compõem o corredor.
O primeiro BRS do Rio foi implantado na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, em 19 de fevereiro . A segunda via a receber o sistema foi a Rua Barata Ribeiro, também em Copacabana.Segundo a prefeitura, até o fim do ano o BRS chegará à Zona Norte . Ele deverá ser implantado na Rua Vinte e Quatro de Maio e na Avenida Marechal Rondon, no Grande Méier. Até 2012, será levado às ruas Conde de Bonfim e Haddock Lobo, na Tijuca. O anúncio foi feito em maio pelo subsecretário municipal de Transportes, Carlos Maiolino. Para completar a lista de BRS, a prefeitura planeja instalar o corredor, até o fim de 2012, nas ruas São Clemente e Voluntários da Pátria, em Botafogo. No Centro, a promessa é levar o sistema às avenidas Presidente Vargas, Rio Branco e Primeiro de Março.
Fonte da Matéria: http://oglobo.globo.com/
Material jornalístico passível de direitos autorais. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes. Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização.

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...