terça-feira, 29 de novembro de 2011

Eaton anuncia lançamento do ônibus híbrido da América do Sul

Primeiro veículo da frota já está circulando na cidade de San Luis, na Argentina.
Os ônibus híbridos produzidos pela TATSA - Tecnologia Avançada em Transporte S.A. – com sistemas da Eaton, líder mundial no desenvolvimento de sistemas e equipamentos para gerenciamento de energia, já está em circulação na Argentina. O modelo, resultado da cooperação entre a Eaton e a TATSA, é o primeiro ônibus híbrido-elétrico a ser fabricado em série na América do Sul.
O ônibus modelo D12H é equipado com o sistema híbrido-elétrico desenvolvido com tecnologia Eaton, que gerencia a utilização da tração do motor a diesel e do motor elétrico, reaproveitando a energia gerada durante as frenagens, muito frequentes em veículos usados para o transporte urbano. Este sistema já demonstrou, em aplicações em outros mercados, uma redução em torno de 30% do consumo de combustível, gerando até 40% menos emissões de poluentes.
O sistema híbrido gerencia a potência do motor a diesel e do motor elétrico, reaproveitando a energia gerada durante as frenagens. Quando a energia acumulada se esgota, o veículo é impulsionado apenas pelo motor diesel, sem que os passageiros percebam esta alteração. Este sistema é composto pelo motor a diesel (gás ou álcool) e motor elétrico de 44 kW, ligado a uma transmissão automatizada de seis marchas. Um pacote com 4 baterias de Ion-Lithiun se encarrega do armazenamento de energia e um software gerencia todo o processo.
A TATSA é uma das maiores empresas de transporte urbano da Argentina e uma das primeiras a oferecer esta tecnologia para ônibus urbanos na América do Sul. O Sistema Híbrido-Elétrico Eaton tem sua eficiência comprovada pelos mais de 3 mil veículos em circulação no mundo, com mais de 160 milhões de quilômetros acumulados em operação em aplicações na Ásia, Europa e América do Norte.
De acordo com Ricardo Dantas, diretor de Vendas e Marketing do Grupo Veículos da Eaton na América do Sul, a Eaton está muito orgulhosa por ter sido escolhida pela TATSA para utilizar esta tecnologia inovadora e sustentável. “O sistema Híbrido-Elétrico Eaton não apenas reduz o custo operacional para os frotistas como beneficia também toda a sociedade por meio de menos emissões de poluentes, ar mais limpo e menor ruído”, afirma Dantas.
SOBRE A EATON CORPORATION 
A Eaton Corporation é uma empresa industrial diversificada de gerenciamento de energia com vendas de 13,7 bilhões de dólares no ano de 2010. A companhia é líder global em tecnologia de componentes e sistemas elétricos para qualidade, controle e distribuição de energia; componentes hidráulicos, sistemas e serviços para equipamentos industriais e de mobilidade; sistemas aeroespaciais, hidráulicos e pneumáticos para uso comercial e militar, e sistemas de transmissão de potência com desempenho otimizado, alta economia de combustível e máxima segurança para veículos comerciais e automotivos. Saiba mais em www.eaton.com. A Eaton emprega aproximadamente 73.000 pessoas no mundo e vende os seus produtos a clientes em mais de 150 países. Saiba mais em www.eaton.com.br.
Material jornalístico passível de direitos autorais. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes. Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...