segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Impasse entre empresas de ônibus deixa 80 veículos novos parados em garagem

Os coletivos zero quilômetro foram fabricados em 2010 e nunca circularam: Polícia Civil deve iniciar a apuração dos fatos ainda hoje.
Kelly Almeida
Enquanto a frota velha e sucateada do transporte coletivo circula pelo Distrito Federal, 80 ônibus novos da Viação Planalto (Viplan) estão parados há mais de um ano. O impasse entre a empresa e a Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) se prolonga desde janeiro do ano passado. O órgão disse que só vai liberar os coletivos se for para substituir os velhos. A empresa, por sua vez, afirma que, dessa forma, os veículos permanecerão parados. Ontem, o deputado distrital Cláudio Abrantes (PPS) deu entrada em uma notícia crime solicitando que a Delegacia do Consumidor (Decon) abra um inquérito para investigar o caso. Em dezembro do ano passado, a DFTrans liberou veículos de qualquer idade para rodar pelo DF.
O distrital levou o caso à polícia após pessoas ligadas à Viplan denunciarem os ônibus parados na garagem de Sobradinho, localizada próxima à BR-020. “O que vemos nas ruas são veículos velhos e os que estão novos não são usados. Isso é a constatação da precariedade do serviço oferecido pelas empresas. Já virou caso de polícia”, afirma Abrantes. “O cidadão não tem alternativa e a empresa está se valendo dessa dificuldade para obrigar os usuários a pegarem ônibus ruins”, acrescenta o distrital.
Abrantes entrou também com um requerimento de informação para que a Viplan se explique à Câmara Legislativa em até 30 dias e relate o motivo pelo qual os ônibus estão parados há tanto tempo. Caso contrário, a empresa pode responder por improbidade administrativa. De acordo com a delegada-chefe da Decon, Alessandra Figueiredo, a Polícia Civil deve iniciar uma investigação ainda hoje (amanhã). “Vamos apurar todos os fatos relatados no documento do deputado. A partir disso, vamos ver o que será feito”, explica. A delegacia só deve ter novidades a respeito do caso na próxima semana.
Fonte da Matéria: Correio Braziliense

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...