quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Ônibus são reprovados em São Paulo

Paulo Preto/Futura Press
Superlotação no transporte coletivo é a maior queixa dos paulistanos, segundo pesquisaDavi Franzon, do Metro SP noticias@band.com.br
A avaliação do paulistano sobre o sistema de ônibus da cidade piorou no último ano, segundo pesquisa divulgada ontem pela ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos).
De acordo com o levantamento, 60% reprovam o serviço prestado e apenas 3% classificam o sistema como excelente.
Segundo a ANTP, as avaliações bom e ótimo registram uma queda expressiva entre 2010 e 2011, passando de 59% para 40%. Já a parcela de passageiros que avalia o serviço como ruim mais que dobrou no mesmo período, indo de 9% para 22%.
A percepção de melhora no serviço prestado pelos ônibus também caiu. Em 2010, 29% afirmaram que houve uma melhora, na comparação com o ano anterior. No ano passado, esse percentual caiu para 16%.
Na avaliação geral do transporte coletivo da capital e da Grande São Paulo (ônibus municipais e intermunicipais, trem e metrô), 81% dos passageiros classificam o serviço prestado como regular e ruim. Somente 18% avaliaram como bom.
Para 57% dos passageiros, a superlotação nos veículos e nos vagões dos trens e do metrô são o principal problema do transporte coletivo.
O presidente da ANTP, Ailton Brasiliense diz que esse quadro não será alterado apenas com o aumento da frota de ônibus e trens, mas com uma gestão integrada. “É preciso adotar um modelo metropolitano de transporte, que atenda todos os municípios da região metropolitana”, diz Brasiliense.
Na avaliação do presidente da ANTP, os resultados negativos da pesquisa ocorrem por conta do desequilíbrio entre a procura e a oferta nos serviços oferecidos. O levantamento ouviu 2.387 pessoas entre outubro e novembro do ano passado.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...