segunda-feira, 23 de abril de 2012

Mais 40 ônibus novos acessíveis são incorporados ao Sistema InterCamp

Os ônibus acessíveis nos dão direito à liberdade, à autonomia. Com eles, não dependemos de ninguém para nos locomovermos até o trabalho, estudo ou lazer. A opinião de Magda Fermino, presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade da Prefeitura, também é compartilhada por um grupo de mais cinco pessoas com deficiência, que participaram da apresentação de parte da frota de novos ônibus acessíveis do transporte público coletivo. Os veículos foram incorporados ao Sistema InterCamp.
A cerimônia foi realizada no início da manhã desta segunda-feira, dia 23 de abril, no Saguão do Paço Municipal, onde ficaram expostos quatro veículos, do total de 40 novos ônibus acessíveis que Campinas recebeu. O prefeito Pedro Serafim, o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), André Aranha Ribeiro, vereadores, representantes das empresas concessionárias do transporte e dos conselhos do Idoso e da Pessoa com deficiência também participaram do evento.
Pedro Serafim destacou a importância de mais esse passo dado na construção de uma Campinas melhor. E afirmou que essa é uma conquista na luta pela cidadania, pela acessibilidade.
O secretário de Transportes pontuou que a Pasta (Transportes) e a EMDEC seguirão firmes no processo de renovação e ampliação da frota do transporte público coletivo, cobrando, das concessionárias, ônibus modernos, de qualidade e, principalmente, mais acessíveis. Desse modo, vamos garantir, de fato, um transporte público para todos.
Nova frota
Todos os 40 novos veículos são acessíveis, dotados de piso rebaixado ou elevadores. Com isso, a frota de ônibus acessíveis, no Sistema InterCamp, atingi o patamar de 38%. Considerando apenas os veículos das empresas concessionárias, esse índice é de 44%.
Os ônibus recém incorporados ao Sistema atendem cerca de 80 mil usuários por dia das regiões do Corredor John Boyd Dunlop, Campo Grande, Swift, Parque São Jorge, Nova Aparecida e Padre Anchieta. Considerando apenas as linhas que atendem a Região do Campo Grande, são cerca de 48 mil passageiros por dia.
São 14 linhas beneficiadas. A quantidade de viagens acessíveis programadas para essas linhas aumentou de 486 para 806, em dias úteis. Ou seja, são mais 320 viagens acessíveis, diariamente.
Investimentos
Os novos veículos foram adquiridos pelo Consórcio Concicamp, formado pelas empresas Expresso Campibus Ltda. e Itajaí Transportes Coletivos Ltda. O consórcio é responsável pela operação da área 2 do InterCamp (área vermelha).
Os investimentos do Consórcio Concicamp na nova frota foram da ordem de R$ 9,82 milhões. Os veículos são do tipo convencional, com capacidade para 71 passageiros.
Linhas beneficiadas
Os 40 novos veículos circulam em 14 linhas:
2.13 Terminal Itajaí (inclusivo);
2.21 Satélite Íris IV (inclusivo);
2.22 Jardim Florence I (inclusivo);
2.23 Satélite Íris III;
2.28 Princesa DOeste;
2.29 Jardim Florence II (inclusivo);
2.30 Ipaussurama / Carrefour Dom Pedro (inclusivo);
2.31 Satélite Íris I (inclusivo);
2.52 Parque São Jorge (inclusivo);
2.53 Swift / Vila Boa Vista (inclusivo);
2.60 Nova Aparecida / Shopping Iguatemi (inclusivo);
2.61 Padre Anchieta I (inclusivo);
2.63 Terminal Padre Anchieta / Terminal Mercado (inclusivo);
2.66 Parque São Jorge / Hospital de Clínicas.
Fonte da Matéria: Prefeitura de Campinas

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...