terça-feira, 22 de maio de 2012

ANRAP REÚNE FROTISTAS NA 3a. EDIÇÃO DO EVENTO “REMANUFATURADOS, A VEZ DO BRASIL”

O evento foi realizado no SEST SENAT São Paulo e debateu a importância do remanufaturado na manutenção de qualidade da frota paulista de transporte coletivo.
A ANRAP, Associação Nacional dos Remanufaturadores de Autopeças, realizou na última quarta-feira (16/05) a 3a. edição do evento “Remanufaturados, a Vez do Brasil” no SEST SENAT São Paulo. O encontro reuniu os principais fabricantes de autopeças do país, distribuidores e inúmeros frotistas para um debate sobre a importância do remanufaturado na manutenção de qualidade das frotas de transporte coletivo da capital paulista.
A agenda do encontro incluiu palestra ministrada por Jefferson Germano, Gerente de Aftermarket da Knorr-Bremse para o Brasil e América Latina, e Presidente do Comitê da ANRAP, que abordou a indústria de remanufatura no Brasil e no mundo. O executivo lembrou que, nos últimos anos, este setor arrecadou globalmente cerca de US$ 100 bilhões, incluindo automotivos, eletrônicos, médicos e outros. Destacou ainda que na Ásia, África, Europa, América Latina e América do Norte mais de 73 mil empresas com mais de 480 mil funcionários atuam nessa indústria. Jefferson também deu ênfase à importância da logística reversa e afirmou que o retorno de carcaças de qualidade podem maximizar o processo de remanufatura, com o reaproveitamento de um maior número de componentes.
Além de importantes empresas de transporte urbano, técnicos da SPTrans também marcaram presença no evento. Entre os fabricantes compareceram: Knorr-Bremse, TRW Automotive, ZF SACHS, BorgWarner, Cummins, Garrett, Delco Remy e Schaeffler Brasil (Divisão Luk).
"O uso de peças originais, remanufaturadas (por empresas fornecedoras de montadoras) e oficinas capacitadas, garantem um transporte com qualidade, segurança e sustentabilidade. A ANRAP vem ao encontro de uma nova visão e consciência de manutenção, qualidade em peças de reposição com garantia e procedência. Parabéns pelo evento e total apoio”, diz Roberto Carlos Garcia, Analista em Transporte do Departamento de Desenvolvimento Tecnológico da SPTrans.
“A realização de eventos como este é essencial para aproximar, cada vez mais, o fabricante do usuário final, reforçando os benefícios do uso de produtos remanufaturados na manutenção dos veículos”, destaca Jefferson Germano. ”Certamente, é uma grande oportunidade para ouvir e responder de imediato às duvidas, interagindo com os usuários e divulgando os avanços da indústria brasileira e mundial de remanufaturados”, completa.
Outro ponto destacado no debate foi a dificuldade dos usuários em diferenciar uma peça remanufaturada de outra recondicionada. Os fabricantes afirmaram que medidas eficientes já estão sendo tomadas para facilitar esta identificação, seja por meio do uso de etiquetas, embalagens ou pinturas específicas. A mais importante delas é o uso de um “Selo de Garantia ANRAP”, adotado pelos fabricantes associados, que garante a confiabilidade da peça remanufaturada no ato da aquisição pelo usuário.
Com isso, a ANRAP certifica as vantagens dos produtos remanufaturados, como a garantia de originalidade de fábrica, qualidade superior no reparo, mais segurança e sua excelente relação custo/benefício por proporcionar ao cliente o mesmo desempenho de um produto novo, com um menor custo por quilômetro rodado. Adicionalmente, o remanufaturado contribui para uma maior vida útil do produto, assegurado com a tecnologia e suporte técnico do fabricante - vantagens que não são proporcionadas por peças recondicionadas oferecidas no mercado, uma vez que não possuem quaisquer normas tecnológicas ou mesmo um processo de produção seguro e, portanto, colocam em risco a vida dos seus usuários.
Segundo levantamento feito pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), a frota circulante brasileira cresceu 7% em 2011 e chegou a 34,9 milhões de veículos, concentrando-se na região Sudeste o maior percentual, 55%. Em seguida vem a Região Sul, 22%; Nordeste, 12%; Centro-Oeste, 8%; e Norte, 3%. A idade média manteve-se a mesma: 8 anos e 8 meses, e a quantidade de habitantes por veículo passou de 5,9 em 2010 para 5,5. Eram 8,4 em 2000. A pesquisa incluiu automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.
A comercialização das peças remanufaturadas é realizada por seus fabricantes através de rede de distribuidores, rede de centros técnicos ou lojas de varejo de autopeças. O produto remanufaturado possui todas as especificações exigidas pelas montadoras e, em média, é 60% mais barato do que um componente novo. A remanufatura garante ainda que a peça usada tenha um descarte correto, sem contaminar o meio ambiente.
Sucesso em todas as edições
Este terceiro encontro reforça o grande sucesso conferido ao evento em todas as suas edições, que já reuniu um grande número de frotistas, além de representantes de distribuidores de autopeças, sindicatos e montadoras. O encontro “Remanufaturado, a Vez do Brasil” faz parte do projeto ANRAP de disseminar o conceito do remanufaturado no mercado nacional de autopeças. Um projeto idealizado pela associação e iniciado em outubro do ano passado, a partir da realização da sua primeira edição em Campinas/SP.
Em 04 de Abril deste ano, também em São Paulo, a ANRAP promoveu o segundo encontro, desta vez, em parceria com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) – que fiscaliza e regulamenta o transporte nas 67 cidades pertencentes às regiões metropolitanas de Campinas, São Paulo e Baixada Santista. Os executivos do Departamento de Inspeção e Controle Operacional da EMTU/SP, Dimas da Silva Filho e Carlos Alberto Emiliano, presentes na ocasião, destacaram o profissionalismo, a produtividade e o surpreendente sucesso do evento.
A ANRAP pretende realizar novas edições em outras localidades, ao longo deste ano.
Sobre a ANRAP
Criada em 1994, a partir da associação dos fabricantes Cummins, Bosch, ZF SACHS e TRW Automotive, a ANRAP (Associação Nacional dos Remanufaturadores de Autopeças) tem o objetivo de comunicar o mercado sobre o conceito de remanufatura. Para isso, tem demonstrado à aplicadores, profissionais de manutenção e usuários as vantagens do produto remanufaturado de qualidade na manutenção de veículos. Atualmente, os principais fabricantes de autopeças do país estão associados à ANRAP: Knorr-Bremse, TRW Automotive, ZF SACHS, BorgWarner, Cummins, Delco Remy, Garrett, Eaton, Schaeffler Brasil (Divisão Luk) e Bosch.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...