A Iveco recebeu uma encomenda recorde para sua linha de ônibus híbridos diesel-elétricos: 120 veículos para a cidade francesa de Dijon. Com esta venda, o número de veículos híbridos diesel-elétricos em circulação na França aumenta significativamente e indica uma tendência de crescimento. Cerca de 200 unidades já circulam em cidades como Poitiers, Toulon, Paris e na ilha de La Reunion. Além de Dijon, também encomendaram ônibus híbridos as cidades de Rouen, Annecy e Bordeaux.
“Seguindo sua vocação de empresa inovadora, a Iveco está na vanguarda da popularização dos combustíveis alternativos, como esses ônibus híbridos comprovam”, destacou Franco Miniero, vice-presidente da divisão de ônibus da Iveco. “Os ônibus híbridos diesel-elétricos da Irisbus Iveco são de 25 a 35% mais eficientes e menos poluentes que um ônibus diesel normal”.
A energia elétrica é utilizada para a partida da imobilidade, enquanto o motor diesel entra em operação com o veículo já em andamento. As baterias acumulam energia durante as frenagens, que é reutilizada no momento da aceleração. Por causa dessa configuração, o motor diesel tem cilindrada 25% menor que o normalmente exigido pelo tamanho do veículo. O gerador elétrico também elimina o uso do motor de arranque, alternador e correias.
“Os resultados ambientais são significativos”, informa Miniero. Calcula-se que a redução de emissões de CO2 pode chegar a meio quilo por quilômetro. Se um ônibus urbano roda 50.000 km em média por ano, isso significa uma redução de 25 toneladas de emissões de CO2 para a atmosfera. Depoimentos de motoristas também comprovam a facilidade de condução e um elevado nível de conforto para os passageiros graças às retomadas suaves do trem de força.
Fonte: http://www.blogiveco.com.br/
0 comentários:
Postar um comentário