terça-feira, 8 de maio de 2012

Sistema TPMS caiu no gosto dos transportadores

Atualmente, os pneus representam um dos maiores custos para o transporte de cargas e de passageiros. Além de estarem diretamente ligados à segurança do veículo, pneus fora da pressão ideal podem aumentar de 1% a 4% o consumo de combustível. Isso tem feito os transportadores buscarem soluções para aumentar a durabilidade do componente e reduzir os custos, na filosofia de melhoria contínua. Por essa razão, a solução da Toigo Importadora, que informa automaticamente ao condutor individualmente a pressão e a temperatura do componente, caiu no gosto dos profissionais das estradas e foi aprovada pelos clientes. Trata-se do TPMS (Sensores de Pressão e Temperatura de Pneus para veículos pesados), tecnologia eficiente e de ponta que oferece várias informações sobre as condições dos pneus.
Há seis meses, a empresa de transporte de passageiros Antonello Turismo utiliza o sistema e tem comprovado na prática os benefícios da tecnologia. “Nesse período, o aparelho demonstrou ser confiável pelas informações seguras que indicou, antecipando problemas nos pneus que provavelmente seriam descobertos muito posteriormente ocasionando perdas.”, comenta José Romeu Londero Antonello, Gerente da empresa.
Vale ressaltar que, aproximadamente, 85% das paradas oriundas de problemas nos pneus começam com pequenos vazamentos de ar e, até então, a única maneira de avaliar essas alterações era bater um martelo no componente. Agora, com o sistema da Toigo Importadora o motorista é avisado em tempo real quando essa pequena perda de ar começa a acontecer com o veículo em movimento, evitando assim rodar com pressões muito baixas/altas que possam danificar a sua carcaça. “Dessa forma, o transportador consegue reduzir até 4% o consumo de combustível e 25% de desgaste dos pneus”, diz Frederico Toigo, diretor da Toigo Importadora.
Controle de temperatura
O TPMS também cumpre bem a função de informar o condutor sobre a temperatura, já que esse item também precisa ser controlado, uma vez que em caso de superaquecimento o pneu pode explodir ou danificar o talão. Junji Takeuchi, sócio da empresa Alumínio Sul, descia uma serra a bordo do seu caminhão equipado com o sistema da Toigo e após o uso frequente dos freios do veículo o calor gerado pelo sistema de freios passou das rodas aos pneus e o TPMS informou o aumento de temperatura dos mesmos. “Não me importei, achei que o sistema estava com falhas, mas parei o caminhão e conferi que o pneu estava prestes a estourar. Agora estou seguido corretamente às suas indicações”, conta.
Controle de pressão
O diretor da Sariatur Turismo, Sinei Kirsch, viu o pneu de seu ônibus estourar por baixa pressão antes de adquirir o sistema. Agora, usando o TPMS, o cliente da Toigo Importadora mantém seu veículo calibrado e não registrou mais nenhuma ocorrência desse tipo. “O equipamento é muito bom. Já usamos há quatro meses e nesse período foi possível notar os benefícios da tecnologia. O mesmo já nos auxiliou a não perder dois pneus por baixa calibragem”, diz. Essa economia já é suficiente para cobrir as despesas com o equipamento. O aumento na quilometragem do pneu e redução do consumo de diesel são benefícios adicionais.
Como funciona
O equipamento é formado por um conjunto de sensores que são instalados nas válvulas de todos os pneus do veículo. O aparelho ainda possui um visor colorido de LCD, que é instalado no painel de instrumentos. Através dele é possível visualizar de maneira bastante simples o estado dos pneus. A luz verde indica que está tudo bem. Já a vermelha alerta o motorista de que é preciso checar os pneus ou veículo. O equipamento pode ainda ser conectado ao sistema de rastreamento do veículo alertando o gerente de frota sobre qualquer problema nos pneus do veículo e auxiliando assim na programação e controle da manutenção dos veículos de sua frota. Para empresas que não possuem rastreamento o sistema permite ao gerente de frota verificar ou ser alertado sobre qualquer anomalia no veículo desde que o mesmo esteja em uma região pré- determinada e equipada com o sistema da Toigo. O período de garantia oferecido é de um ano.
Mais informações sobre o Equipamento:
- Indica o nível de bateria dos sensores dos pneus;
- Indica temperatura individual dos pneus;
- Indica pressão individual dos pneus;
- Indica o nível de bateria do veículo;
- Indica a intensidade do sinal dos sensores dos pneus;
- Atende qualquer tipo de veículo até 27 pneus;
- Disponível para pressão nominal de 28 a 188 psi;
- Vida útil dos sensores de 5 a 7 anos de acordo com o ambiente;
- Utiliza válvulas de pneus comum disponível em qualquer loja do ramo;
- Garantia de um ano contra defeitos de fabricação;
- Possibilidade de integração com sistema de rastreamento de frota (saída RS-232);
- Pode ser utilizado com nitrogênio;
- Usa sistema sem-fio (wireless) para transmitir os dados do pneu.
Toigo Importadora
Com sede em Caxias do Sul, RS, a Toigo Importadora está no mercado de transporte desde 2008, e conta com a experiência do engenheiro mecânico, Frederico Toigo. Atualmente, a empresa trabalha com equipamentos para beneficiar o segmento de transportes rodoviários nacional, como as balanças embarcadas, de solo para pesagem por eixo, rodas de alumínio para caminhões/ônibus e balanceadores dinâmicos de pneus.
Fonte: Toigo Importadora

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...