Como fornecedor oficial de transportes para a Rio+20, o Grupo MAN ajudará a promover a agenda sustentável do evento com relação a transporte e energia. Além de garantir soluções de baixo carbono para diminuir o impacto ambiental dos deslocamentos de delegações na conferência, a empresa vai participar de debates no Fórum Megacidades 2012, no painel sobre o futuro do transporte sustentável. E terá estande para apresentar muitas das tecnologias discutidas que vão contribuir para que a sociedade avance nessas esferas.
“A sociedade e o poder público querem mais garantias à preservação ambiental, dando preferência crescente ao uso de combustíveis renováveis. Faz parte de nossa estratégia oferecer sempre e cada vez mais alternativas sustentáveis para nossos clientes aqui e no exterior. Por isso estamos na vanguarda dessas tendências no segmento de transporte do País, lançando continuamente tecnologias inéditas para contribuir com esses avanços ambientais”, afirma Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America.
Pela primeira vez, o Brasil sediará o Fórum Megacidades, realizado anualmente em diversas megalópoles mundo afora para debater políticas de transporte, energia e desenvolvimento urbano. Já tradicional apoiador do evento, o Grupo MAN participará da edição brasileira e vai deixar sua marca nos debates sobre o futuro do transporte sustentável no painel que será no dia 14 de junho, das 15h40 às 18h30, no Pavilhão do Estado do Rio de Janeiro, no Riocentro. Marco Saltini, diretor de Relações Governamentais e Institucionais da MAN Latin America, apresentará as soluções do Grupo tanto para o transporte terrestre como marítimo.
Ainda como parte de sua estratégia de promover soluções verdes para os segmentos de transporte e de energia, o Grupo MAN terá um estande no Parque dos Atletas para expor outras de suas últimas tecnologias. Estão entre as inovações apresentadas pela MAN Latin America, fabricante dos veículos comerciais do Grupo MAN no Brasil, o primeiro caminhão do País com sistema híbrido diesel-hidráulico, o VW Constellation 17.280 6x2 Híbrido, e o ônibus alemão Lion’s City também com tecnologia híbrida, mas diesel-elétrico.
Outros destaques são caminhões movidos com biocombustíveis a base de cana-de-açúcar. Com o inédito MAN TGS 33.440 6X4, a empresa mostrará seu primeiro modelo flex que roda com diesel e etanol. Haverá ainda o VW Constellation 17.190 abastecido com a Ultra Clean Diesel, biocombustível renovável que contribui para a redução das emissões de carbono do veículo.
No segmento de energia, o grande trunfo verde da MAN Diesel & Turbo — subsidiária do Grupo MAN para fornecimento de turbomáquinas e motores de grande porte — são equipamentos que otimizam o aproveitamento de energia, como a solar e a de resíduos de lixo, além de capturar e armazenar gases de efeito estufa gerados na indústria de óleo e gás. Seus motores também cumprem os mais altos padrões de emissão, com avançados sistemas de pós-tratamento, e possíveis de operarem com múltiplos combustíveis, como o gás e o diesel.
A partir de 13 de junho, acompanhe em www.man-la.com/responsabilidade-socio-ambiental/rio20.
Linha do tempo: MAN Latin America tem longa história na vanguarda de pesquisa em combustíveis renováveis e alternativos.: 2003: .Adesão da MAN Latin America ao programa Riobiodiesel, dois anos antes do estabelecimento de uma lei federal (11.097/2005), que estabeleceu os marcos regulatórios para a introdução do biodiesel no País. Testes com mistura B5 em frotas de caminhões e ônibus no Rio de Janeiro e em São Paulo |. 2006 : .Primeira montadora brasileira a avaliar B20 em parceria com a JBS Friboi |.2009: Apresentação na Fenatran do primeiro caminhão B100 do País |.2010: . O projeto B100 foi premiado no evento de sustentabilidade automotiva Challenge Bibendum (maio), na Associação Brasileira de Engenharia Automotiva – AEA (junho) e na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (prêmio Von Martius de Sustentabilidade – novembro) |.2011: Apresentação do projeto de combustível alternativo mais limpo, flex GNV + diesel, ao Governo do Estado do Rio de Janeiro. A proposta é aproveitar a autossuficiência fluminense em gás natural|. Início dos testes com o Ultra CleanTM Diesel|. Apresentação na Fenatran do primeiro caminhão híbrido diesel-hidráulico do Brasil e também do primeiro veículo MAN movido à mistura de diesel e etanol |.2012: .Recebe o prêmio Top Etanol, outorgado às empresas que contribuem para o uso cada vez mais eficiente desse biocombustível, com o projeto do primeiro caminhão MAN flex, movido a diesel e etanol |.Em reconhecimento a suas pesquisas em bioenergia, é homenageada pelo Prêmio Brasil de Ação Ambiental, do Jornal do Brasil .
Fonte: www.man-la.com
0 comentários:
Postar um comentário