sábado, 7 de julho de 2012

Angra dos Reis: Passageiro Cidadão bate a marca dos 100 mil

O programa completa um ano e detém 85% dos usuários do transporte municipal Prestes a completar um ano, o programa Passageiro Cidadão bate a marca dos mais de 100 mil usuários de ônibus em Angra dos Reis. O cadastramento foi realizado em 17 postos, de abril a junho de 2011. Efetivamente, o cartão começou a ser usado a partir de agosto do mesmo ano.
A notícia foi dada pelo superintendente de Transportes e Trânsito, Robson de Oliveira, que garantiu a iniciativa como “ganho de qualidade de vida para a população”. 
-Todo dia tem pessoas se cadastrando. O sucesso desse programa perpassa pela transparência e oferece segurança e tranquilidade para o cidadão do nosso município. O prefeito Tuca Jordão comemora o sucesso do Passageiro Cidadão, porque sabemos que ele é um benefício significativo para a família angrense, especialmente para os mais humildes- disse Robson.
O Passageiro Cidadão detém 85% dos usuários do transporte municipal. Após a implantação do programa foi registrado um aumento de 30% no número de passageiros. A frota da Viação Senhor do Bonfim tem 140 veículos. Desses, 20 são providos de ar-condicionado. “Mais dez com ar, por pedido do prefeito, estão sendo incorporados à frota a partir deste mês, e os usuários não pagam a mais para viajar nos ônibus com ar”, lembrou o superintendente.
Com o programa, além do favorecimento à população em geral, gerando maior receita na economia local, o meio ambiente também ganhou com isso, já que mais pessoas estão deixando seus carros em casa e circulando pelo município por meio do transporte coletivo.
-Os investimentos estão sendo feitos para melhorar o sistema de transporte no município. Uma ferramenta importante e que tem nos dado resultado satisfatório é a Central de Atendimento de Transportes e Trânsito, para sugestões e reclamações (telefone 08002861500). Atendemos situações relativas ao transporte e ao trânsito. São cerca de 50 chamados por dia, a que procuramos dar um retorno em curto espaço de tempo - enfatizou Robson.
Para tornar a demanda mais dinâmica, a superintendência teve que ser bem estruturada. Um programa monitora a localização dos ônibus através de GPS, acompanha a utilização do cartão do Passageiro Cidadão, “uma ferramenta usada para possibilitar a fiscalização da empresa concessionária do transporte coletivo de passageiros por ônibus”, explicou Robson.
Esse detalhamento, entre outros pontos, mostra o número de passageiros por linhas, de pagantes, de gratuidades e a quilometragem percorrida pelos 140 ônibus da frota que fazem as 31 linhas disponibilizadas no município.
Além disso, a Superintendência de Transportes e Trânsito tem uma equipe formada 46 operadores de trânsito distribuídos em diversos pontos do município, como também as seis motocicletas e as quatro viaturas. Os veículos dão apoio às ocorrências e são deslocados de seus pontos de acordo com as necessidades.
Quem ainda não tem o cartão Passageiro Cidadão poderá fazê-lo de 2ª a 6ª feira, das 8h às 16h, na sede da Superintendência de Transportes e Trânsito, na Rua Moacir de Paula Lobo. É importante lembrar que é necessário ter o comprovante de residência atualizado, além da cópia dos documentos pessoais.
-O uso do cartão deve ser consciente, pois a prefeitura paga à Viação Senhor do Bonfim a diferença do valor das passagens, de acordo com a linha utilizada- lembrou Robson.

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