quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Empresas de transporte do Espírito Santo economizam R$ 25 mi com programa ambiental

Pesquisa divulgada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) do Espírito Santo mostrou que a qualidade do ar na Grande Vitória está dentro dos padrões e é considerada boa.
O setor de transportes, preocupado com a diminuição dos índices de emissão de poluentes na atmosfera, vem se esforçando para contribuir com esse dado: de julho do ano passado a junho deste ano, empresas do setor economizaram, aproximadamente, 12 milhões de litros de diesel – o equivalente a cerca de R$ 25 milhões. Além disso, as taxas de emissão de material particulado – poluente causador de câncer – sofreram redução de mais de 768 toneladas.
Esses dados são referentes ao Programa Ambiental do Transporte - Despoluir, que monitora veículos e equipamentos movidos a diesel por meio de testes de emissão de gases poluentes realizados trimestralmente ao longo do ano. Um total de 150 empresas – de transporte de passageiros e cargas, bem como de indústria, terraplanagem e qualquer outro equipamento movido a diesel – são assistidas pelo programa, desenvolvido em todo o país.
As avaliações possibilitam um acompanhamento constante da frota e, segundo o coordenador João Paulo Lamas, o objetivo do Despoluir não é apenas realizar os testes e emitir certificados para atender à legislação, e sim desenvolver um programa efetivo de redução e controle das emissões. “Temos consciência de nossa responsabilidade no que diz respeito à poluição do ar e o Programa Despoluir é justamente nossa contrapartida. É através dele que temos a possibilidade de minimizar os efeitos da fumaça preta no meio ambiente”, argumenta.
Além do benefício ambiental, o controle da emissão de poluentes também gera um ganho econômico, uma vez que, diante do motor regulado, o consumo do combustível será reduzido. "É essa ‘engrenagem perfeita’ que faz do Despoluir um programa tão completo. Seu objetivo maior é a redução dos poluentes na atmosfera e os números comprovam que ele, de fato, colabora. Além disso, as empresas ainda conseguem reduzir custos. E esse detalhe faz a maior diferença no mercado atual”, argumenta.
Prêmio QualiAr
As empresas de transporte cujas frotas se mantêm bem reguladas são homenageadas com o Prêmio Fetransportes de Qualidade do Ar (QualiAr). Em sua 10ª edição, 74 organizações receberão troféus e certificados na próxima quinta-feira (2), no Sest Senat de Cariacica (ES).
Para conquistar o prêmio, que é oferecido anualmente, as empresas assistidas pelo programa precisam ter aprovação de 100% nas quatro aferições realizadas entre julho do ano anterior e junho do ano corrente.
Fonte: Agência CNT de Notícias

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...