terça-feira, 18 de setembro de 2012

Daimler mostra seu futuro na Alemanha

SALÃO DE HANOVER 

Em estande de 16 mil m² são exibidas novidades Mercedes-Benz, Fuso e Setra.
por LUÍS PEREZ, enviado especial a Hanover (Alemanha)
Maior salão de veículos comerciais do mundo, o 64º IAA (Internationale Automobil-Ausstellung), ou Salão Internacional de Veículos Comerciais, que acontece em Hanover (Alemanha), só abre ao público de 20 a 27 de setembro (para a imprensa, 18 e 19), mas a Daimler, grupo ao qual pertence a Mercedes-Benz, já apresentou, em uma prévia realizada nesta segunda (17) suas principais atrações.
São apresentados no salão a nova van urbana Mercedes-Benz Citan, novos ônibus urbanos e rodoviários das marcas Mercedes-Benz e Setra, o Mini-ônibus Vito E-Cell da Mercedes-Benz e o Fuso Canter Eco Híbrido, além do caminhão pesado Mercedes-Benz Antos, idealizado para aplicações de distribuição com caminhões pesados

Mercedes-Benz Actros e a demonstração do brake assist.
Com suas marcas Mercedes-Benz no Brasil e na Europa, Fuso no Japão e Freightliner, Western Star e Thomas Built Buses nos EUA, a Daimler Trucks ampliou suas vendas mundiais de caminhões em 23%. "Esperamos que nossas vendas de caminhões sejam maiores em 2012 do que no ano passado e nossos ganhos voltem no mínimo a se equiparar aos de 2011", afirma Andreas Renschler, membro do Board da Daimler AG e responsável pela Daimler Trucks e Daimler Buses.
"Reiteramos nossa meta de retorno sobre vendas de 8% ao longo de todas as áreas de negócios começando em 2013 e mantemos nossa meta de vendas da Daimler Trucks de 500 mil unidades para 2013 e de 700 mil unidades para 2020." Em seu discurso, abordou o Brasil: "A mudança para o Euro 5 em uma economia mais fraca estão deixando suas marcas neste ano".
Outro destaque é que a Mercedes-Benz é a primeira fabricante do mundo a oferecer uma gama completa de motores diesel que atendem à norma de emissões Euro 6, que proporcionam economia de combustível, compatibilidade com o meio ambiente e arrancadas mais ágeis.

Antos (alto), feito para distribuição, e Canto, híbrido (acima)
Como estreia mundial, a marca mostra o Antos, primeira linha desenvolvida especificamente para distribuição com caminhões pesados. O veículo chega ao mercado com duas versões de cabine, equipado com motores de seis cilindros em linha. Os motores também atendem à legislação Euro 6 e aumentam os intervalos de manutenção em mais de 150 mil quilômetros.
No caso do pesado Actros, as novidades são os novos sistemas de assistência. Pudemos ver em uma pista da Adac (Allgemeiner Deutscher Automobil-Club), clube de automobilismo alemão, como funciona a terceira geração do Active Brake Assist (sistema de assistência ativa de frenagem). O ABA 3, como é conhecido, agora também dá início a uma manobra de frenagem de maneira autônoma para evitar uma batida com obstáculos parados. Ao final, o caminhão para e ouve-se um buzinaço.
É preciso muito sangue frio para acompanhar a ação. Há ainda o Predictive Powertrain Control (controle preventivo do trem de força), que liga as informações do GPS sobre a rota à frente com o sistema de mudança de marchas do caminhão. Assim o veículo é conduzido na marcha mais econômica. 
Citan City (no alto) e Citaro (acima), já no Euro 6
Outra novidade que está em Hanover é o novo Canter Eco Híbrido, que consome 23% menos combustível. O modelo está sendo apresentado pela subsidiária japonesa da Daimler, a Fuso. O veículo entrará em produção para o mercado europeu na planta da Fuso em Tramagal, Portugal, neste semestre.
Outra novidade é a van Mercedes-Benz Citan City. "Este será um bom ano para o segmento. Na segunda metade do ano, teremos um ótimo período com o lançamento de nossa Van Citan City. Nosso plano é atingir o marco de 400 mil vendas em 2015, o que corresponderia a um crescimento de mais de 50% comparado a 2011”, diz Volker Mornhinweg, CEO da Mercedes-Benz Vans. Também está no IAA a Sprinter, que traz transmissão automática 7G-Tronic de sete marchas, motores BlueEfficiency e ESP (programa eletrônico de estabilidade).
Setra ComfortClass 500, equipado com motor OM 470 Euro 6
No estande de 16 mil metros quadrados há ainda o micro-ônibus Vito E-Cell, primeiro veículo de sete lugares com propulsão elétrica. Esse modelo é comercializado em 16 países europeus e não emite poluentes. Por falar no assunto, também faz sua estreia mundial o novo Setra ComfortClass 500, equipado com motor OM 470 Euro 6 com um sofisticado sistema de pós-tratamento de gases. Debuta ainda o Citaro, primeiro ônibus de serviço regular que atende à legislação Euro 6 (OM 936 ou OM 470).

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...