terça-feira, 25 de setembro de 2012

JORNALISMO Imprimir RSS Enviar Corrigir Linha Interbairros I começa a circular com ônibus híbridos a partir de quinta-feira

Um ônibus híbrido, bem menos poluente, começa a circular na próxima quinta-feira (27) na linha Interbairros I, que liga os bairros do Centro de Curitiba até a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), no Prado Velho. O "hibribus" usa um motor elétrico nas arrancadas e, ao ganhar velocidade, passa para o movido a diesel. As freadas também ganharam uma função extra, a de recarregar as baterias do veículo. O modelo, com capacidade para acomodar até 80 passageiros, é de fabricação da marca Volvo e vem sendo testado desde 2010.
Em comparação com os ônibus convencionais, há redução de 35% no consumo de diesel e de até 90% na emissão de poluentes. O motor elétrico não gera ruídos.Ao todo, a prefeitura comprou 60 ônibus, pelo preço de R$ 600 mil cada um. Esse valor representa cerca de 60% a mais que um ônibus convencional.
Nesta primeira etapa, na linha Interbairros I serão dez ônibus híbridos. A partir de 20 de outubro, outros 20 ônibus híbridos passarão a circular nas linhas Detran/Vicente Machado, Água Verde/Abranches, Juvevê/Água Verde e Jardim Mercês/Guanabara. Os trinta restantes passarão a fazer parte do transporte público de Curitiba a partir de 2013.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...