quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Fetransrio 2012: Volvo leva tecnologia ao transporte público

Fabricante apresenta novos ônibus Euro 5 e sistema de monitoramento de frotas durante feira no Rio
por Igor Macário
exclusivo para MotorDream
A Volvo levou para a Fetransrio sua nova gama de chassis de ônibus urbanos e rodoviários equipados com os motores Euro 5. As maiores novidades estão nos propulsores mais econômicos e eficientes. As versões 4X2 têm potências de 340 cv e 380 cv. Há ainda opções de 6X2 e até 8X2, que chegam aos 480 cv. As variantes rodoviárias ainda usam o câmbio automatizado I-Shift, que promete ajudar ainda mais na diminuição do uso de diesel. 
Além dos novos ônibus, a marca sueca também mostrou seu novo sistema de telemetria desenvolvido especificamente para o uso em frotas de transporte público. O dispositivo é capaz de gerenciar a frota, com o posicionamento de cada unidade dentro dos percursos definidos. Assim, ele pode mostrar o comportamento da frota de ônibus, vendo se cada carro está fazendo o trajeto no tempo determinado. Ele também detecta problemas mecânicos no veículo e repassa as informações diretamente para o controlador da frota. Até mesmo o estilo de dirigir do motorista pode ser avaliado, com o monitoramento dos parâmetros de aceleração efrenagem em tempo real.
O sistema também pode se comunicar com o projeto de transporte urbano local, passando informações para as paradas de ônibus, como a proximidade do próximo veículo de cada linha.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...