terça-feira, 2 de outubro de 2012

Iveco entra na briga pelo mercado de ônibus

O primeiro ônibus pesado da Iveco chegará ao mercado brasileiro em meados de 2013. Batizado de S170
O primeiro ônibus pesado da Iveco chegará ao mercado brasileiro em meados de 2013. Batizado de S170, o modelo será produzido em Sete Lagoas (MG), onde a montadora do grupo Fiat já fabrica caminhões. O anúncio foi feito ontem pelo presidente da Iveco na América Latina, Marco Mazzu, em um momento difícil para o setor de ônibus - as vendas acumulam retração de 11,5% entre janeiro e julho.
A entrada da Iveco no novo segmento já era esperada. O projeto do S170 está em desenvolvimento desde 2006. O modelo atenderá à demanda por ônibus urbanos e fretados.
"A Iveco está no Brasil há dez anos e desde o início queríamos nos posicionar como na Europa. Priorizamos o mercado de caminhões inicialmente, mas é natural o lançamento de uma linha de ônibus", disse Mazzu.
O ônibus da Iveco ocupará entre 10% e 20% da capacidade da fábrica de Sete Lagoas. Hoje, a empresa pode produzir 70 mil unidades por ano, mas só usa um terço de sua capacidade.
"Hoje, o mercado brasileiro de ônibus já é maior do que o da Europa. E, junto com os outros países da América Latina, ele será o dobro do europeu em três anos", reforçou o diretor da unidade de defesa e ônibus da Iveco no Brasil, Paolo Del Noce.
A Iveco pretende lançar no Brasil uma linha completa para o segmento de ônibus - de micro-ônibus até modelos para transporte rodoviário. A empresa já atua no segmento de ônibus leves, mas de forma tímida.
A montadora fabrica o micro-ônibus City Class para transporte escolar desde 2009, mas não vende o produto no varejo. Os veículos, que por enquanto eram vendidos para um programa governamental de transporte escolar, chegarão às concessionárias em novembro, com preços de R$ 145 mil a R$ 200 mil.
A expectativa da Iveco é que as vendas de ônibus caiam 10% neste ano. As de caminhões devem cair 20%, estima Del Noce. Segundo o consultor Luiz Carlos Mello, apesar da retração pontual, o País tem uma "demanda reprimida" por ônibus. A frota brasileira é de 534 mil unidades e tem idade média de 15 anos.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...