domingo, 9 de dezembro de 2012

PARATY INVESTE NA AQUISIÇÃO DE 33 NOVOS ÔNIBUS

Empresa também investiu em manutenção e treinamento de pessoal
Mariucha Magrini
Preocupação com o futuro e com o meio ambiente. Essa é uma das diretrizes da diretoria da Viação Paraty, empresa do setor de transportes que atende cerca de 30 cidades do Estado. E justamente por atentar ao futuro é que a empresa acaba de adquirir 33 novos ônibus, adotando uma política de renovação da frota, com nova tecnologia e visual reformulado. Neste ano de 2012, 
Garagem na sede da Viação Paraty, em Araraquara
Foto: Lucas Tannuriforam ao todo 70 veículos novos. Segundo Gustavo Herszkowicz, diretor da Viação Paraty, os novos ônibus trazem um sistema de motorização mais moderno e eficiente. Isso além de já seguir todas as exigências das legislações do setor, inclusive a norma NBR 15634, que torna o serviço da empresa compatível com os padrões europeus de qualidade. “É nossa preocupação ter certificações que garantam a qualidade dos nossos ônibus e dos nossos serviços e que demonstrem, acima de tudo, a atenção ao futuro e preocupação com o meio ambiente”, destacou o diretor.
Ainda de acordo com Gustavo, essa renovação da frota acarretará também em grande redução na emissão de poluentes, diminuindo o impacto ambiental do transporte coletivo nas cidades em que a Paraty atua.
Os novos veículos são adaptados a pessoas com necessidades especiais e oferecem mais conforto aos usuários, pois possuem bancos diferenciados, mais confortáveis, e corredores mais largos, seguindo as novas tendências do transporte público. O investimento direcionado para a aquisição dos novos veículos é da ordem de R$ 10 milhões, sendo parte do valor obtido por financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Também antenado com as novas tecnologias que resultam na redução da emissão de gases gerados pelo transporte coletivo, Gustavo falou sobre os ônibus considerados híbridos, ou seja, que aliam motores biodiesel e elétrico, poluindo menos o meio a
Funcionários passam por treinamentos frequentes
Foto: Lucas Tannurimbiente. “Acredito que essa seja a tendência para o futuro do transporte público, mas ainda é muito caro. Deverá haver um acordo entre as empresas e os órgãos reguladores para tornar esse tipo de combustível mais acessível. Antes disso deverá vir o diesel à base de cana”.
NOVA OFICINA - Para receber a nova frota, a Viação Paraty finalizou a ampliação de sua oficina, onde foram instalados equipamentos de ponta, entre compressores e tanques, investimento de cerca de R$ 2 milhões. Mais moderna e ampla, a oficina é o ambiente ideal para que a equipe de manutenção, composta de cerca de 160 pessoas, trabalhe com a qualidade que o serviço exige. E essa é outra preocupação da Paraty: oferecer um ambiente propício para seu corpo de funcionários, atualmente cerca de mil pessoas. A empresa possui oito garagens com frotas de veículos nas cidades de Araraquara, Américo Brasiliense, Rincão, Matão, Ibaté, São Carlos, Rio Claro, Santa Rita do Passa Quatro e Araras.
“Oferecemos treinamentos e capacitações para funcionários de diversos setores da empresa. A motivação deve estar presente no dia a dia do trabalho”, ressalta ele.
Tópicos importantes, como direção defensiva, preventiva e econômica são termos já abordados em cursos realizados, por exemplo, pelos motoristas da empresa. Como lidar com situações estressantes e questões relacionadas à liderança da empresa também são destacados por Herszkowicz como temas relevantes e oferecidos em treinamentos frequentes. Segundo ele, a Viação Paraty possui funcionários que atuam na empresa há mais de 15 anos e que isso é resultado também de um ambiente agradável de trabalho.
SISTEMA ON-LINE - O usuário do transporte público da Viação Paraty, a segunda empresa no país a instalar o sistema de bilhetagem ele
Modelos antigos expostos no Museu da Paraty
Foto: Lucas Tannuritrônica, acaba de receber mais uma funcionalidade. Agora é possível adquirir e recarregar os “cartões inteligentes” diretamente pela internet. Ao realizar a compra, é gerado um boleto e, após o pagamento, o cartão recebe as recargas, de maneira rápida e segura, de acordo com Gustavo Herszkowicz.
O site www.vparaty.com.br também oferece atendimento ao público, informando os serviços disponíveis e sanando possíveis dúvidas dos usuários.
HISTÓRIA - A história da tradicional Viação Paraty é contada com a manutenção de um pequeno museu interno. Segundo Gustavo Herszkowicz, são ônibus antigos que foram preservados e que contribuem para a manutenção da história da empresa e do transporte público no interior do Estado. Os veículos datam dos anos de 1956, 1965, 1981, entre outros.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...