sábado, 2 de fevereiro de 2013

Campinas: Campinas recebe 27 novos ônibus acessíveis e inicia renovação da frota


Fonte: Prefeitura de Campinas
Márcio Souza
Neste sábado, dia 2 de fevereiro, o prefeito Jonas Donizette deu início ao processo de renovação e melhoria da frota do transporte público coletivo municipal, ao apresentar para a população os novos ônibus acessíveis que vão circular a partir da próxima semana no município.
Durante a cerimônia de apresentação, que aconteceu no Terminal Ouro Verde, ficaram expostos 25 veículos que começam a operar na segunda-feira, dia 4. Outros dois novos ônibus circulam no decorrer da semana. Ao todo, neste primeiro momento, serão 27 ônibus novos que vão beneficiar mais de 15 mil pessoas que viajam em quatro linhas (veja abaixo). Até meados de março, outros 20 entram em operação.
“O transporte público é necessário para o trabalho, estudo e lazer. É uma prestação de serviço à população, além de ajudar na fluidez do trânsito. Essa renovação de parte da frota marca o compromisso da Administração com as pessoas que vivem em Campinas, de construção de uma cidade verdadeiramente digna e honrada”, afirmou o prefeito Jonas Donizette.
Na apresentação dos novos ônibus também estavam secretários municipais, vereadores, empresários do setor de transportes, representantes sindicais, motoristas, cobradores e usuários do terminal.
A secretária do Direito das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Emmanuelle Garrido Alkmin, salientou a acessibilidade dos veículos. “Eles garantem autonomia para as pessoas com deficiência, garantem o direito de ir e vir e mostram que a acessibilidade não é somente física, mas também é um conceito. Esse ato demonstra o compromisso do prefeito com a construção de um novo tempo para Campinas”, disse.
Para o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), Sérgio Benassi, a entrega dos novos ônibus reafirma o importante compromisso da Prefeitura em garantir um transporte público coletivo acessível, moderno, seguro e de qualidade. Benassi também destacou que a renovação da frota de ônibus é importante, porque atrai mais usuários para o sistema.
Nova frota
Os 27 novos ônibus foram adquiridos pela empresa VB Transportes e Turismo, responsável pela operação da Área 1 (Azul Claro) do Sistema InterCamp, que atende as regiões do Ouro Verde, da Vila União e Corredor Amoreiras, entre outras. Os veículos irão operar nas linhas 1.25– Terminal Ouro Verde / Shopping Iguatemi (12 ônibus); 1.34 –Terminal Barão Geraldo (7 ônibus); 1.42 – Jardim Santa Terezinha (3 ônibus); e 1.62 – Jardim Paulicéia (5 ônibus).
Os investimentos com a nova frota foram da ordem de R$ 6,2 milhões. Os veículos são do tipo convencional, com capacidade para 76 passageiros. Eles são dotados com elevador para acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; balaústres emborrachados para direcionamento ao botão de parada; botão de parada com indicação em braile; espaço para cadeirantes; bancos preferenciais para idosos, obesos e gestantes, além de encostos dos bancos mais altos, oferecendo maior conforto e comodidade aos usuários.
Luiz Gustavo Merlo, 37 anos, é cadeirante e experimentou, pela primeira vez, o elevador de um dos ônibus expostos no terminal. “É um sistema prático, rápido e seguro. O espaço para cadeirantes, dentro do veículo, também oferece segurança, por conta do cinto e do apoio para os braços”, contou.
InterCamp
Com esses novos veículos, o Sistema InterCamp (sistema de transporte público coletivo municipal) passa a contar com 1.271 ônibus. São 1.023 veículos de empresas concessionárias e 248 do serviço complementar (alternativo). Do total de veículos, 562 são acessíveis, sendo 493 das empresas e 69 do complementar. Os veículos acessíveis representam 45% da frota.
Dados do Terminal Ouro Verde
O Terminal Ouro Verde, na Rua Armando Frederico Renganeschi, no Jardim Cristina foi inaugurado em 1988 e recebe 28 linhas do InterCamp. Por dia, circulam 65 mil pessoas pelo local.
Linhas no Terminal Ouro Verde: 1.01; 1.02; 1.03; 1.04; 1.05; 1.06; 1.07; 1.08; 1.09; 1.10; 1.11; 1.12; 1.13; 1.16; 1.18; 1.19; 1.20; 1.21; 1.22; 1.23; 1.25; 1.28; 1.32; 1.34; 1.96; 1.98; 2.05; e 2.39.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...