terça-feira, 2 de abril de 2013

Aluno do UniFOA muda visual de ônibus

Discente e egresso serão responsáveis pela nova identidade visual dos ônibus intermunicipais da empresa
Tudo indica que a Viação Sul Fluminense se apaixonou mesmo pelas idéias de Otávio Guerra, aluno do 4º período de design no UniFOA. Depois de convencê-los a liberar dois ônibus gratuitamente sendo que um deles se tornou o “ônibus mágico” (noticia publicada em nossa edição de novembro/2012), ele agora é, junto com o designer Jader Mattos, o responsável pela nova identidade visual dos ônibus intermunicipais da empresa que atendem as linhas Barra Mansa – Volta Redonda e Volta Redonda – Amparo.
O projeto de criação dos novos ônibus surgiu durante o ‘Portas Abertas’ do ano passado quando um grupo de representantes da empresa esteve no campus Três Poços conhecendo o ônibus mágico. Esse foi apenas o primeiro passo em direção ao sucesso: gostaram tanto de seu trabalho que logo o convidaram para fazer a nova frota intermunicipal que conta com mais de 50 coletivos.
“Uma inovação dentro da empresa era necessária. A pesquisa que fizemos durou um mês e criamos seis layouts diferentes. E é muito gratificante ver o seu trabalho ser reconhecido”, comenta Otávio, sem deixar de destacar a importância neste trabalho do designer Jader Mattos, egresso do curso.
A identidade visual dos veículos está sendo mudada pouco a pouco, até toda a frota intermunicipal que conta com 51 carros ser trocada completamente. Os municipais permanecerão com a mesma aparência, pois, a cor amarela é determinada por lei municipal e não pode ser alterada.
Segundo Lucia Batista de Barros, assessora da presidência da Viação Sul-Fluminense e uma das grandes incentivadoras deste projeto, o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro), deu um prazo de 200 dias para a manutenção e mudança de cada carro e isso veio facilitar a troca da identidade visual.
Lucia, que também é designer, destaca que já havia uma intenção de criar um novo layout. “Tudo que é arte mexe com a gente. A nova identidade foi trabalhada em cima da marca da empresa e priorizamos isso, além de ser aquela que tinha o menor custo de manutenção”, citou a assessora.
Cristiana Fernandes, a Kitty, coordenadora do curso de design do UniFOA também concorda: “A Viação Sul Fluminense é uma empresa que se preocupa com a imagem; as setas em ascensão querem transmitir uma ideia de modernidade, que acompanha a tecnologia. E o curso não funciona sem a presença das empresas, porque é um processo de aprendizado; e com o design as empresas crescem. A parceria não é uma via de mão única."
Sobre a criação de Otávio, Lúcia finaliza: "Os jovens são inovadores. Eu também sou designer e não me surpreendo mais com a capacidade dos alunos do UniFOA. Eles são muito talentosos e minhas expectativas foram superadas. Essa parceria não vai acabar aqui”, destacou a assessora.
Apenas um ônibus foi pintado na garagem da Voldac em Volta Redonda e com uma ajuda de cinco funcionários levou seis dias para ser finalizado. O resto da frota já chegou pronto vindo da fábrica da Mascarello, localizada na cidade de Cascavel no Paraná e cada unidade demora em média 90 dias para ficar pronta.

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...