Pouco divulgados, benefícios podem ajudar principalmente o bolso de quem viaja com frequência
Vantagens como pagamento facilitado, troca de pontos por produtos em lojas, descontos especiais e passagens grátis não são exclusividade dos que possuem um programa de fidelidade em empresas aéreas ou de cartões de crédito. Quem viaja com frequência de ônibus também pode desfrutar desses benefícios.
Por conta da concorrência e com o objetivo de atrair mais clientes, os programas de fidelidade também invadiram as empresas de viação terrestre interurbana e interestadual.
No terminal rodoviário de Ribeirão Preto – que terá fluxo de movimento de 5,5 mil pessoas entre esta quarta-feira (29) e quinta-feira (30), por causa do feriado – pelo menos cinco grandes empresas oferecem aos seus passageiros adesão a esses sistemas gratuitamente.
Segundo a especialista em comportamento do consumidor Nina Rosa Cruz, a ampliação desses programas mostra que a consciência e a exigência dos consumidores estão maiores. “Com um movimento de uma sociedade menos consumista, surgem esses programas de benefícios para atrair o cliente, que pode sair ganhando se souber usar corretamente.”
A estudante Gabriella Athanazio, 22 anos, que é de Campinas e faz faculdade em Ribeirão volta para a cidade natal todos os fins de semana. “Com a possibilidade de passagens grátis é possível economizar bem. Quem viaja muito precisa e merece esses benefícios”, disse a estudante que gasta R$ 240 por mês, em média, com passagens.
Se a cada dez passagens compradas ela ganhasse uma, como funciona o sistema de alguns programas de fidelidade das empresas, Gabriella poderia economizar seria de aproximadamente 10% nessas compras.
Atender necessidades
Segundo a empresa Cometa, que faz 15 destinos a partir de Ribeirão entre eles São Paulo e Campinas, o programa de fidelidade Contagiro nasceu há um ano e meio como um diferencial para os clientes. Hoje, são 2.281 clientes cadastrados no sistema, que também é usado na empresa Rápido Ribeirão, que opera em conjunto com a Cometa.
Para passageiro, programa precisa de divulgação
Para passageiros frequentes de empresas de ônibus ouvidos nesta terça-feira (28) pelo A Cidade, no Terminal Rodoviário de Ribeirão, os programas de fidelidade e vantagens das empresas são positivos, mas ainda falta divulgação.
“Toda semana vou para Araraquara e nunca ouvi falar desses programas. Mesmo nas empresas maiores nunca fui informado”, disse Tiago do Amaral Moraes, 20 anos, estudante de biologia.
A coordenadora de treinamentos Ivanete de Oliveira, 34 anos, que viaja ao menos uma vez a cada quatro meses, também nunca havia ouvido falar sobre esses programas em empresas de viação terrestre.
“Conheço os de empresas aéreas. Seria ótimo conhecer melhor porque prefiro viajar de ônibus.”
De oito empresas que atuam no terminal de Ribeirão que possuem programas de fidelidade divulgados em seus guichês ou sites na internet, apenas cinco estão com sistema em funcionamento. Destas, apenas duas empresas procuradas pela reportagem, Cometa e Rápido Ribeirão, deram entrevista sobre o sistema.
0 comentários:
Postar um comentário