A Scania vai investir em laboratório no Brasil para entender melhor o fluxo de ar dentro da câmara de combustão de seus motores com o objetivo da redução de emissão de gases poluentes na atmosfera.
Para isso, a empresa assinou convênio de cooperação técnica com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Segundo o gerente de pesquisa e desenvolvimento de trem-de-força da Scania Latin America, Jairo de Lima Souza, com o equipamento que será desenvolvido a partir do convênio será possível apresentar modelos matemáticos representativos do fenômeno (do comportamento do fluxo de ar dentro do motor) e a construção de um laboratório protótipo que viabilizará a verificação e validação de teorias geradas em simulações virtuais.
Souza acrescenta que o projeto também permitirá o desenvolvimento de um software para previsão e controle do comportamento do fluxo de ar no motor. A ferramenta poderá ser futuramente utilizada no processo de manufatura de cabeçotes de motores, o que certamente aprimorará o controle de qualidade dos componentes.
Com quatro anos de duração, o projeto prevê a instalação de um laboratório da Scania, no Parque Tecnológico de Sorocaba, em São Paulo (SP), para a realização de ensaios com o equipamento a ser desenvolvido. “Os resultados devem subsidiar as pesquisas que explicarão os fenômenos que influenciam a liberação de gases poluentes pelos motores a diesel”, esclarece o coordenador do projeto, Prof. Dr. Marcelo Massarani, do Centro de Engenharia Automotiva da Poli-USP.
Projeto pioneiro
A iniciativa surgiu a partir da parceria entre a Scania e a Universidade de Estocolmo. Fruto do trabalho acadêmico de um aluno de mestrado que trabalhava na equipe de Jairo Souza, o modelo matemático inicial foi apresentado à Escola Politécnica da USP, que decidiu dar continuidade à pesquisa.
A Scania forneceu os subsídios para a integração do professor Massarani ao projeto, que conduzirá as demais etapas da pesquisa no Brasil.
Segundo Souza, o objetivo da iniciativa da Scania é cooperar com o desenvolvimento de competências da comunidade acadêmica. “Desejamos promover conhecimento, fazer descobertas que impactem positivamente na comunidade universitária e, ao mesmo tempo, proporcionar o aprimoramento da eficiência técnica dos motores Scania”.
Fonte: Transporte Mundial
0 comentários:
Postar um comentário