terça-feira, 28 de maio de 2013

VDL vai estrear autocarro urbano elétrico

Congresso da UITP em Genebra
A VDL vai ter como estreia mundial no Congresso da UITP, que se realiza em Genebra entre os dias 27 e 30 de maio, a versão elétrica do seu modelo de autocarro urbano Citea. Com comprimento de 12 metros, piso baixo e propulsão totalmente elétrica, o novo Citea Eletric SLF estará disponível numa combinação de várias opções de motorização elétrica e conjuntos de bateria para assegurar a melhor solução para cada tipo de operação sem sacrificar a acessibilidade, a configuração interior ou o conforto. 
O VDL Citea SLF Low Floor Eletric pode vir equipado com um conjunto grande de baterias que são carregadas através de uma ligação por tomada elétrica (Plug-in), permitindo uma utilização em trajetyos mis longos sem necessidade de recarga intermédia. Isto, porém, apresenta limitações em termos de número de passageiros. Se o operador optar por uma solução mais flexível sem penalização no número de passageiros transportados e uma recarga periódica durante a operação, existe a possibilidade uma bateria mais pequena poder ser combinada com vários métodos de carga rápida, designadamente por indução, por via aérea (com num trolley) ou por sistema Plug-in. 
Para uma operação ótima, o fabricante holandês propõe uma solução com ‘extensão de autonomia’, permitindo percorrer até 200 quilómetros com uma única carga. Esta opção não tem consequências em termos de capacidade de transporte ou de conforto. Como meio de armazenagem de energia as opções incluem a célula de combustível, baterias ou gerador diesel.
O Citea Electric, que estará em exposição no Congresso da UITP, recebeu motores nos cubos das rodas, que estão localizados atrás das rodas traseiras do autocarro. A energia é armazenada num conjunto de baterias.
por: Carlos Moura

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...