As novidades foram expostas na Transpúblico, um dos mais importantes eventos para mobilidade urbana do País.
A FPT Industrial marcou presença na Feira Transpúblico, realizada pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), que ocorreu entre 3 e 5 de Julho no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP).
Na ocasião, a FPT Industrial apresentou o já consagrado motor F1C Dual Stage destinado a veículos comerciais de até 7 toneladas e a grande novidade, o novo N67, destinado a motorizar veículos urbanos e rodoviários de maior capacidade, na faixa de 17 toneladas. Ambos foram desenvolvidos com a mais alta tecnologia, focada na redução de consumo, baixa emissão de poluentes e maior rentabilidade. Atualmente os motores equipam respectivamente, os veículos Cityclass e Daily Minibus e o novo chassi S-170, todos da Iveco.
Motor N67
O motor N67 chega ao mercado nacional para equipar os novos ônibus rodoviários da Iveco. Sua tecnologia está alinhada à evolução da família NEF em todo o mundo e complementa a linha daFPT Industrial no Brasil. Possui maior cilindrada, garantindo mais torque em rotações mais baixas, que se estende até as mais altas, reduzindo a necessidade de trocas de marcha no caso de uma subida, por exemplo. Com 280 cavalos de potência e seis cilindros, o propulsor de 6.7l conta com novo turbo compressor Turbocharger Aftercooler, que garante um excelente rendimento volumétrico do motor contando com uma nova configuração de material de rotor da turbina, que garante excelente performance e altíssima durabilidade. O novo motor N67, além de atender aos limites de emissões do Proconve P7 da legislação brasileira ao utilizar sistema SCR (Selective Catalyst Reduction), traz também inovações que proporcionam 5% de redução no consumo de combustível, além de melhor desempenho.
Motor FPT F1C Dual Stage
O motor a diesel FPT F1C Dual Stage Proconve P7 possui quatro cilindros em linha, sistema de injeção eletrônica common-rail, turbo duplo e intercooler. O motor F1C Dual Stage, com tecnologia EGR (Recirculação dos Gases de Exaustão) que dispensa o Arla 32, proporciona até 9% de economia e atinge potência de 170 cv @ 3500rpm com torque de 450Nm @ 1400rpm. Tecnicamente o F1C Dual Stage oferece um pacote completo de soluções que visam o conforto ao dirigir, a facilidade de manutenção e, claro a economia de combustível.
O motor garante o melhor desempenho do mercado com queima mais eficiente na câmara de combustão. Os resultados foram atingidos graças à geometria dos pistões, aos injetores de combustível piezométricos, com controle eletrônico e não mais mecânico, até cinco vezes mais rápidos e precisos e ao aumento de 13% na pressão de injeção do sistema Common Rail, que alcançou 1.800bar. O uso de uma central de injeção com interface eletrônica de comunicação (CAN) integrada oferece troca de informações mais eficiente e monitoramento de parâmetros de funcionamento de todo o conjunto veículo/motor. Com a solução, é possível avaliar, por exemplo, o nível de deterioração do óleo motor pela indicação no painel do veículo.
Para atingir os níveis de emissões Proconve, P7 foi adotado o sistema EGR com filtro de tratamento de particulados, que dispensa a utilização do aditivo Arla 32. O propulsor tem também uma polia eletromagnética do ventilador, com três velocidades, reduzindo o nível de ruído e garantindo a desempenho do sistema de refrigeração do veículo.
Ficha técnica F1C 2ST Proconve P7
Nº Cilindros: 4
Combustível: Diesel
Potências máximas: 170 cv @ 3500rpm
Torque máx.: 450Nm @ 1400rpm
Diâmetro x Curso: 95,8mm x 104mm
Sistema de aspiração: Duplo estágio turbo charger
Taxa de compressão: 17,5:1
Sistema de injeção: Common Rail
Emissões: Proconve P7
Ficha técnica N67 Proconve P7
Nº Cilindros: 6
Combustível: Diesel
Potências máximas: 280 cv @ 2.500rpm
Torque máx.: 950Nm @ 1.250rpm
Diâmetro x Curso: 104mm x 132mm
Sistema de ar: Turbo Charger After Cooler
Taxa de compressão: 17:1
Sistema de injeção: Common Rail
Emissões: Proconve P7
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