quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Santo André coloca 75 novos ônibus adaptados nas ruas

Desde ontem, 75 novos ônibus totalmente acessíveis estarão rodando nas ruas de Santo André. 
A nova frota – entregue neste sábado – conta com 50 veículos convencionais e os outros 25 microônibus, todos equipados com elevadores para facilitar o acesso de pessoas com deficiência física e monitorados via de GPS (Sistema de Posicionamento Global). Atualmente, a cidade possui 404 ônibus, com a renovação, 201 veículos serão acessíveis.
Além de atender aos padrões e normas de acessibilidade, os novos ônibus possuem maior espaço entre os bancos e assentos preferenciais devidamente demarcados para obesos, gestantes, portadores de deficiência, idosos e pessoas com criança de colo. Os veículos também são menos poluentes, com motores de alta tecnologia que seguem padrões internacionais em vigor no País e reduzem em 80% a emissão de materiais particulados e de 63% de óxidos de nitrogênio. No total, 12 linhas serão atendidas pelos novos ônibus.
“Nós sabemos que não vamos parar por aqui, pois é preciso continuar modernizando o sistema. Há ainda outras ações que estão previstas, dentre elas os corredores exclusivos e os compartilhados, que farão com que os ônibus desempenhem uma maior velocidade e um consumo menor, a fim de proporcionar que os cidadãos cheguem aos seus destinos com mais conforte e em melhores condições”, destacou o prefeito de Santo André, Carlos Grana, durante a entrega.
“Nós chegamos em 50% da nossa frota acessível e adaptada o que é uma marca importantíssima. Além disso, já investimos neste ano R$ 8 milhões com o Bilhete Único, mais R$ 25 milhões para a renovação da frota, além de todos os outros processos que estão programados e que vão transformar ainda mais a cidade de Santo André estruturalmente naquele grande desafio de melhorarmos a mobilidade urbana”, frisou o secretário de Obras e Serviços Públicos de Santo André, Paulinho Serra.
BILHETE ÚNICO 
A integração tarifária já é uma realidade na cidade. Desde junho, com o pagamento de apenas uma tarifa, o usuário pode utilizar até três linhas de ônibus para chegar ao seu destino por um período de até 1h30 na ida, nos dias úteis, e de até 2h, aos sábados, domingos e feriados. Pagando outra passagem, válida por igual período, o passageiro pode realizar trajeto de volta utilizando mais de um veículo/linha.
O sistema garante aos usuários redução de gastos com o transporte, além de agilizar o deslocamento, uma vez que não será mais necessário percorrer trechos a pé em busca de economia. O controle biométrico – por meio das digitais – já implementado nas catracas, vai otimizar o sistema de bilhetagem eletrônica, eliminando fraudes.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...